30/01/2012 - Encerramento

Encerramento do primeiro curso internacional da Emater prova universalização de "linguagens rurais'

 "A língua não é barreira para a aprendizagem", resumiu o engenheiro agrônomo e coordenador de uma escola técnica em São Tomé e Príncipe, na África, Carlos Gomes Botelho, depois de duas semanas de convívio multicultural e contato discente com novas teorias e técnicas na Capacitação em Metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (Training em Methodologies for Technical Assistance and Rural Extension), o primeiro curso internacional promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
 
De 16 a 27 de janeiro, em Bragança, município do nordeste do estado, Botelho foi um dos 17 estrangeiros de 16 países de dois continentes que assistiram a aulas teóricas e práticas, ministradas por especialistas da Emater, sobre a aplicação de métodos e ferramentas científicas no atendimento público a agricultores familiares do Pará.
 
A Capacitação teve o apoio da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
 

As aulas se concentraram na Unidade Didático-Agroecológica do Nordeste Paraense (UDB) da Emater, mas também incluíram excursões a propriedades atendidas pela Empresa, eventos de sentido cultural e visitas a feiras e pontos turísticos.

 

Manuel Carlos Cunté, extensionista de Guiné-Bissau, também na África, se encantou com a aplicação do Sistema de Posicionamento Geográfico, o GPS, em propriedades familiares.  “Não conhecíamos a importância do gps para o desenvolvimento da agricultura”, contou.

 

Para a presidente da Emater, Cleide Amorim, tanta diversidade foi um desafio para a equipe da Emater, mas o curso foi concluído sob o sentimento de “dever cumprido”: “O governo do Pará, o setor produtivo e a Emater venceram, após meses de organização e dedicação a esse curso”, enfatizou em discurso, enquanto entregava solenemente os certificados aos alunos, na cerimônia de encerramento da Capacitação, na manhã de sexta-feira (27).