06/02/2012 - Leilão

  Emater leiloa mais de 200 veículos

        A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) leiloará, em 2 de março, 240 veículos – entre carros, caminhonetes, voadeiras e um minitrator. O leilão será realizado das 10h às 17h, na sede da Vip Leilões, no Km 1 da Alça Viária, em Marituba. Fora funcionários da Emater, qualquer pessoa ou empresa pode participar, presencialmente ou online – nesse caso, pelo site da Vip (www.vipleiloes.com.br). Não é necessário pré-inscrição.

        O edital deve ser lançado nos próximos dias, com publicação no Diário Oficial do Estado, no portal internético da Emater (www.emater.pa.gov.br), no site da Vip Leilões e em jornais de grande circulação regional.

Os carros em questão são sucateados ou não representam mais vantagem, em termos de custo-benefício, para a Emater, cujas principais atividades requerem grandes deslocamentos, muitas vezes sobre estradas em péssimo estado, com buracos e atoleiro.

 “Podemos dizer que 30% dessa frota só têm aproveitamento como sucata, mas os outros 70% são veículos apenas precisando de reparos, com capacidade plena para rodar em perímetros urbanos ou para uso menos exaustivo daquele exigido pela extensão rural”, explica o assessor da presidência da Emater Edilberto Luís Gomes, que faz parte da Comissão do Leilão.

A partir de 23 de fevereiro, os interessados em participar do leilão já podem visitar o galpão da Vip Leilões, no horário comercial, para checar o estado dos bens.  O lance mínimo de cada veículo foi instituído a partir de uma pré-avaliação de valor de mercado, com abatimento de 50%.

Quem vencer a disputa deve pagar à vista. Os prazos para retirada do veículo é de até três dias e o de regularização documental de transferência, de 30 dias.

O dinheiro arrecadado pelo leilão provavelmente será aplicado pela Emater na aquisição de novos veículos, com a autorização do governador Simão Jatene, via a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof).

 “A idéia principal é substituir uma frota que não serve mais às necessidades da Empresa e dar sentido administrativo a um patrimônio público que estava encostado, depreciando-se”, diz o coordenador financeiro Rosomiro Batista, lembrando que desde 2006 a Emater não realizava procedimentos do tipo.

         Outros 140 veículos serão leiloados pela Emater no começo de maio. O edital respectivo será divulgado no meio de abril.

 

Texto: Aline Miranda

Foto: Kenny Teixeira