29/09/2016 - Treinamento do Sicar em Marabá

Treinamento sobre Sicar reúne técnicos da Emater em Marabá

Dezenas de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), de nove municípios (São Domingos do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga, Parauapebas, Breu Branco, Rondon do Pará, Tucuruí, Marabá e Nova Ipixuna) participam desde ontem (28), de um treinamento sobre o Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), no auditório do CREA, em Marabá, no sudeste do estado.

O evento que encerra hoje (29), é um dos frutos da Cooperação Técnica entre a Emater e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Além dos técnicos da Emater, participam também representantes do Serviço de Meio Ambiente do INCRA, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF), e Sindicatos de Produtores Rurais (SPR) da Região.

O treinamento trata especialmente da inscrição na nova plataforma e retificação de dados no sistema anterior ao CAR, com base na Portaria 654, de 7 de abril deste ano, da Semas. Na abertura do evento, o supervisor regional da Emater, Francisco da Silva Ferreira, disse que, “o momento é oportuno para a atualização dos técnicos em relação ao CAR”; opinião compatível com o engenheiro florestal William Guimarães, do Escritório Local de Marabá, que enfatizou a importância da atualização ”para a compreensão desta fase de transição”.

Os sistematizadores do treinamento pertencem a uma equipe multidisciplinar; da Gerência de Planejamento Ambiental Rural, Coordenação de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental, e Diretoria de Geotecnologia, da Semas; constituída pelos engenheiros agrônomos Luiz Cardoso e Cristiano Rocha, engenheiro florestal Ivan Ribeiro, geógrafo Daniel Lamelra, e o analista de sistemas Igor Silvestre. A ideia é disseminar as informações em todos os polos regionais do estado, destacando a participação dos técnicos da Emater, como fundamental no processo de avanço da regularização ambiental no estado.

O curso enfatiza os procedimentos da transição do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM) ao Sistema Oficial de Cadastro Ambiental (SICAR-Pará), que se dará em três etapas: módulo cadastro para novos cadastramentos; migração e integração SIMLAM e SICAR-Pará; e funcionamento online do SICAR-Pará com disponibilização pública das informações.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro eletrônico (obrigatório) das informações ambientais dos imóveis rurais, que promove a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, para o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental, cujos principais benefícios são: potencializar a instrumentação do planejamento do imóvel rural; e permitir acesso, ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), à comercialização de cotas de Reserva Ambiental (CRA), e ao crédito rural (agrícola).

Texto: Edna Moura
Fotos: Acervo Emater