30/08/2011 - Governo Itinerante

Emater entrega Dap´s em Marabá

      Inserida na proposta do Governo Itinerante direção executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está em Marabá com intuito de oferecer opções para otimizar a produção rural familiar da região sudeste do Estado. A presidente da Emater, Cleide Amorim, entregou uma Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar  (Pronaf) Jurídica a uma associação que trabalhará para o atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de 10 DAP ‘s físicas, para produtores rurais da região.

      Maria Aldeni Rodrigues da Silva, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores Familiares do Assentamento Burgo, da Fazenda Sunair, recebeu das mãos da presidente a DAP Jurídica que permitirá que a associação fazer parte das exigências do PNAE para que os 162 agricultores associados possam produzir produtos agrícolas para a merenda escolar do município de Marabá.

      “Na nossa associação produzimos diversos tipos de produtos hortifrúti para subsistência e venda do excedente. A Emater está nos ajudando a nos organizar, a produzir mais, a comercializar nossa produção e fugir dos atravessadores. O nosso maior pesadelo”, afirmou Maria Aldeni.

      O técnico em agropecuária da Emater, que atende a comunidade, Francisco Ferreira, explicou que no total para esta comunidade foram pedidos 72 DAP’s, mas que até o momento apenas 43 foram liberadas. “Com mais estas dez declarações entregues hoje para esta associação, o papel da empresa será lutar para formalizar o processo para participar da licitação da prefeitura para que o grupo possa fornecer a merenda escolar, dentro do PNAE”.

 Segundo a presidente da Emater é do interesse desta gestão que o pequeno produtor possa produzir, sem atravessadores. “A nossa intenção é que o agricultor familiar possa comercializar os produtos e ter um lucro digno referente a sua produção”, completou Cleide Amorim.

Governo Itinerante

      A proposta do Governo Itinerante é levar a administração pública para todas as regiões do estado do Pará, desde esta terça-feira, 30, no município de Marabá. O evento está programado para acontecer até o dia primeiro de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação