10/11/2016 - Treinamento do Sicar em Redenção

 

Técnicos da Emater do Regional Conceição fazem treinamento sobre o Sicar em Redenção

Através de Cooperação Técnica entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), estão ocorrendo em todas as regiões do estado treinamentos para atualização técnica sobre o Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Em tal contexto, dezoito técnicos de quinze municípios da abrangência do Regional Conceição do Araguaia, participam desde ontem (9) até hoje (10), em Redenção, no sul do estado, do Treinamento sobre o Sicar.

O treinamento trata da inscrição na nova plataforma e retificação de dados no sistema anterior ao CAR, com base na Portaria 654, de 7 de abril deste ano, da Semas. Os sistematizadores do evento pertencem a uma equipe multidisciplinar, da Semas (da Gerência de Planejamento Ambiental Rural, Coordenação de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental, e Diretoria de Geotecnologia).

A participação dos técnicos da Emater é fundamental na atualização para disseminação das informações em todo estado, contribuindo inclusive, no processo de avanço da regularização ambiental no estado.

O curso enfatiza os procedimentos da transição do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM) ao Sistema Oficial de Cadastro Ambiental (SICAR-Pará), que se dará em três etapas: módulo cadastro para novos cadastramentos; migração e integração SIMLAM e SICAR-Pará; e funcionamento online do SICAR-Pará com disponibilização pública das informações.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro eletrônico (obrigatório) das informações ambientais dos imóveis rurais, que identifica e integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais, para o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental, cujos principais benefícios são: potencializar a instrumentação do planejamento do imóvel rural; e permitir acesso, ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), à comercialização de cotas de Reserva Ambiental (CRA), e ao crédito rural (agrícola).

Texto: Edna Moura
Fotos: Acervo Emater