17/11/2016 - Feira do Empreendedor

8ª Feira do Empreendedor abriu ontem  no Hangar com participação da Emater

A 8ª Feira do Empreendedor, que abriu ontem (16)  e irá até sábado (19), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará).

Após a abertura oficial houve visitação pública, empresarial e de autoridades aos estandes. O estande da Emater está apresentando diversos materiais impressos com ações desenvolvidas pela empresa. Além disso, está demonstrando produtos da Unidade Demonstrativa de Bragança (UDB).

A Emater também apresenta o empreendimento de sucesso “Sabor Pará” realizado em Santo Antônio do Tauá, pelo produtor Cristiano Bastos. Ele planta uma variedade de mandioca com aptidão exclusiva para folhagem, conhecida como maniçobeira. Além de plantar, ele compra toda a produção realizada no âmbito da experiência sustentável realizada pelo Projeto Maniçobeira, desenvolvido pela Emater.

O projeto destaca fatos como o processamento e distribuição da produção no próprio município. A partir da experiência a Emater iniciou o trabalho neste mês de novembro, do georreferenciamento da cadeia produtiva da maniçobeira, onde serão mapeadas todas as áreas no município que trabalham com a maniçobeira. As áreas já expandiram fronteiras e já chegou a Santa Izabel do Pará e outras áreas vizinhas. A partir daí, a Emater fará um diagnóstico do perfil do produtor para elaborar o plano de negócios e viabilizar incentivos de créditos, e todo o conjunto de ações para o crescimento da produção.

Na sexta-feira, dia 18, haverá o Encontro da Rede de Agronegócios no Campo, ocasião em que serão apresentados os resultados obtidos no ano de 2016 pelo Projeto Parceiros do Campo, entre Sebrae, Emater , e diversos outros parceiros.

Todas as ações da Feira do Empreendedor acontecem para fomentar a criação de novos negócios, estimular, ampliar e diversificar empreendimentos sustentáveis. As atividades estão sendo apresentadas em 3 espaços: Atendimento (empresarial, rede simples, mercado, e educação empreendedora); Oportunidades de Negócios (máquinas e equipamentos, franquias, serviços, representação, e negócios online); e Modelos de Negócios (alimentação fora do lar, arena do conhecimento, beleza e estética, cosméticos, cozinha show, minimercado, moda e acessórios, e negócios do campo).

A vasta programação contempla a realização de palestras, encontros, oficinas, rodadas de negócios e workshops, para fomentar a criação de novos negócios, estimular, ampliar e diversificar os empreendimentos sustentáveis, e difundir o empreendedorismo como estilo de vida.

Texto: Edna Moura

Fotos Acervo Emater