31/08/2011 - -

Governador visita estande da Emater em Marabá

      O Governador do Estado, Simão Jatene visitou nesta quarta-feira, 31, o estande da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), durante o Pró-paz Cidadania, em Marabá. Na oportunidade produtores rurais que desenvolvem trabalho na região puderam demonstrar a produção para o governador do Estado.

      A artesã Maria Juciária de Souza Neto, coordenadora da Associação de Artesãs e Artesãos solidária de Canaã dos Carajás (AASCC), atendida pela Emater, ficou emocionada ao poder cumprimentar Jatene. Em mãos, ela entregou a ele, um bilhete com um pedido, mais do que especial, auxílio para construção da sede da associação. “era um bilhete simples, como apenas um artesão poderia escrever. Tenho fé em Deus e esperança que nosso pedido será atendido”, relatou.

      Na comitiva do governador a primeira dana do Estado, Ana Jatene, recebeu das mãos da coordenadora da AASCC mel produzido por um apicultor associado de Canaã dos Carajás.

      Durante a visita ao estande Emater e Sagri o governador tomou conhecimento e ofereceu apoio ao projeto que visa a revitalização da Unidade Regional de Agricultura (UAGRO) do sudeste do estado, localizada em Itupiranga.                                                                                                                          

AASCC

      A AASCC existe desde 2005 e neste ano passaram a receber uma assistência mais próxima por parte da Emater. Já foram ministrados cursos de gênero e rede, que visa a organização cooperativista dos produtores rurais. “O trabalho da Emater foi tão positivo para os 40 associados que já vamos entrar com pedido para aprender a trabalhar outros produtos além do artesanato, como é o caso do coco do babaçú, onde nossa produção ainda é tímida”, explicou Maria Juciária.