11/08/2017 - Dia dos Pais

Servidores da Emater celebraram o Dia dos Pais no Escritório Central

Centenas de servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), celebraram o Dia dos Pais, nesta sexta-feira (11), no auditório “Alberto Bentes Guerreiro”, no Escritório Central da empresa, em Marituba. O evento foi idealizado pela Diretoria Executiva (Direx), através da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Codes), e executado pelo Núcleo de Recursos Humanos (NRH). O evento foi aberto pelo assessor da Diretoria Técnica, Paulo Lobato, seguido de um momento reflexivo conduzido pelo servidor Paulo Nunes, que é pastor da Assembleia de Deus.

Na programação, houve a palestra intitulada “A preparação para o futuro melhor”, proferida pelo gestor; advogado militante, pós-graduado em direito público e habilitado em direito do solo urbano e agrário; juiz membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados (OAB-Pa), membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos, e secretário da comissão especial para a inclusão de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, da mesma Ordem; conselheiro fundador da Associação Civil de Defesa do Consumidor do Pará; mestre em ciências da educação; e professor de direito e história; Fernando Amoras.

Amoras introduziu sua apresentação de 12 pontos, com o Salmo “Oh! quão bom e suave é que os irmãos vivam em união e harmonia”. Os pontos analisados: 1-Determine o que quer e planeje, visto que o futuro é um tempo de muitas eventualidades, e o planejamento ajuda no aproveitamento das habilidades; 2-Use a intuição, pois nem todas as decisões são racionais, e as suposições intuitivas podem, muitas vezes, ser bastante poderosas, e indicar um modo diferente de análise; 3-Considere o que já sabe, pois o conhecimento anterior vem de muitas fontes e lugares; 4-Detecte suas tendências, pois as pessoas tendem a seguir suas suposições e a agir com certa previsibilidade; 5-Invente situações hipotéticas relacionadas a seu objetivo; 6- Considere os riscos e as recompensas; 7-Considere o melhor caso; 8-Pense nas ações que pode tomar; 9-Avalie essas ações;10-Prepare-se; 11-Tente; e 12 Ajuste-se ao que acontece. Cada ponto abordado levou-o a seguinte conclusão: “Agindo de conformidade com cada um, seremos servidores públicos exemplares, e também servidores familiares capazes de viver em união e harmonia, como proposto pelo salmo”.

Na confraternização houve a escolha do “pai emateriano”, que recaiu sobre o servidor João Freitas. E também teve distribuição de cartilhas da campanha Institucional do Governo do Estado “Saúde do Homem”, lançada no dia 7 de agosto, no Centur, que chama a atenção para mudanças de hábito que podem gerar mais qualidade de vida ao público-alvo.

Ao final da programação foram sorteados brindes, e distribuídos lanches, em parceria com a Associação dos Empregados da Emater Pará (Assempa), Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agropecuário e Fundiário do Estado do Pará (Stafpa), e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Texto e Fotos: Edna Moura