11/10/2017 - Regional Tapajós

 

Produtora rural assistida pela Emater concorre ao prêmio Sebrae em Brasília

Cleane Martins é produtora rural assistida há sete anos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), por meio dos escritórios, Local de Itaituba e Regional Tapajós. A representante paraense é da comunidade Igarapé Preto, no município de Itaituba, oeste paraense, e concorre no dia 13/11, em Brasília, ao Prêmio Nacional Sebrae, “Mulher Empreendedora de Negócios Rurais 2017”, na categoria produtora rural.

A relação desenvolvida com a Emater há quase uma década, passa continuamente por uma variedade de atividades realizadas, em múltiplos contextos de ação, do plantio à comercialização, indo pela facilitação de acesso ao crédito, entre outras, a partir da execução da política de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Ater), com os produtores rurais, e suas organizações. ”No meu caso, sempre fui bem acompanhada pela Emater”, disse Cleane. “E no caso da associação também a Emater dá acompanhamento em todos os processos de produção”, disse.

Em qualquer circunstância, o perfil de liderança comunitária de Cleane Martins se destaca. Por ocasião da implantação de uma agroindústria de processamento de mandioca, projeto que ajudou a melhorar a renda e proporcionou benefícios a muitos outros empreendedores locais, Cleane ressaltou a presença da Empresa, “com a Emater ao nosso lado ficou mais fácil manifestar a viabilização do empreendimento”, afirmou.

A lida com o cultivo da mandioca começou com seus pais. Atualmente a sua farinha é reconhecida em toda a região como um produto diferenciado e de alta qualidade. No decorrer do tempo, o produto agregou mais valor, até chegar à marca “Pingos de Ouro”. A marca inclui uma tapiocaria, bem famosa em Itaituba, por ser possuidora de mais 70 diversidades de sabores.

Para a organização do Prêmio Nacional Sebrae, “Mulher Empreendedora de Negócios Rurais 2017”, a premiação visa o reconhecimento da trajetória de vida das mulheres, e de suas histórias de lutas e de conquistas.

Texto: Edna Moura 
Fotos: Acervo Emater