03/03/2012 - Regional Marabá

Encontro reunirá mulheres camponesas no sudeste do Pará

Mulheres, agricultoras familiares, de 19 municípios do sul e sudeste do estado estarão reunidas nos próximos dias 07 e 08, em Marabá para o encontro que vai discutir, “terra, água e agroecologia”. O debate se reportará a situação atual enfrentada pelas mulheres no contexto dos assentamentos da reforma agrária, como elas estão organizadas, como e o que estão produzindo e em que condições e quais as perspectivas econômicas de inserção no mercado.

O evento que vai reunir cerca de 100 mulheres camponesas está sendo realizado em parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará  (Emater), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Agricultura (Fetagri) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

O curso de formação vai mapear a real situação das mulheres, para a realização de um planejamento de ações para 2012, visando fortalecer, incentivar e organizá-las no sentido de romper as barreiras históricas que se constituem como verdadeiros obstáculos para o protagonismo das mulheres nas instancias de poder para que elas possam assumir direções, coordenações nas diversas organizações de campo, minimizando as desigualdades de gênero.  

Segundo Margarida Negreiros, socióloga da Emater, durante o encontro, serão apresentadas experiências de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com mulheres agricultoras que vem recebendo capacitação e qualificação em municípios como São João do Araguaia e Rondon do Pará, na produção artesanal de ornamentos para casa, colares, doces diversos, pintura em tecidos, realizadas de forma individual ou em grupo. O espaço de comercialização da produção usado pelas mulheres são feiras livres nos seus municípios ou em várias cidades do país.

Texto: Iolanda Lopes

Foto: Kenny Teixeira