01/12/2017 - Emater e ICMBio firmam parceria em Santarém

Emater e ICMBio firmam parceria para atender famílias extrativistas em Santarém

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ratificaram nesta sexta-feira (1º), no Regional Santarém, no oeste paraense, um termo de cooperação técnica oficializado pelo presidente da Emater, Paulo Amazonas Pedroso, para atender cerca de 280 famílias extrativistas.

As famílias são de onze comunidades da Resex Tapajós-Arapiuns, em unidades de conservação vinculadas ao âmbito do Regional, que a partir do termo passam a ter a perspectiva de fortalecimento de suas atividades produtivas, em especial, as relativas à produção familiar agroecológicas.

O ICMBio garante a logística da parceria e a Emater entra com técnicos e serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), visando possibilitar o desenvolvimento socioambiental das comunidades, por meio do manejo sustentável dos recursos naturais.

Os extrativistas das comunidades do Alto Arapiuns terão, entre outros serviços de Ater, acesso às informações necessárias para estimular seu protagonismo na agricultura familiar.

As onze comunidades da Resex Tapajós-Arapiuns, no Alto Arapiuns, são: Pascoal, Mentai, Cacheirinha do Mentai, Alto Mentai, Vila Nova, Cauré, Bom Futuro, Prainha do Maró, Vista Alegre do Maró, Porto Rico, e da comunidade de Nova Canaã.

A parceria foi articulada pelo Escritório Regional de Santarém juntamente com a equipe do Escritório Local, com assessoramento da Diretoria Técnica (Ditec), que contribuiu no processo de análises de viabilidade técnica do termo e do plano de trabalho. O plano prevê inicialmente a identificação das cadeias produtivas para desencadear uma série de outros produtos.

Texto: Edna Moura
Fotos: Acervo Emater