05/12/2017 - “Mérito Ater”

Extensionista da Emater é homenageado com comenda “Mérito Ater” em Brasília

Nesta segunda-feira (4), na Câmara dos Deputados, em Brasília, houve uma sessão solene em homenagem aos 69 anos de implantação da extensão rural no Brasil, por iniciativa da Frente Parlamentar de Assistência Técnica, liderada pelo deputado federal Zé Silva, de Minas Gerais, junto com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Na ocasião foi entregue a comenda “Mérito Ater” homenageando os extensionistas destaques do país. O engenheiro agrônomo Celso Iran Puget Botelho, preposto do Projeto Piloto da Anater no Pará, projeto presente em 40 municípios paraenses, foi agraciado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará).

Puget é coordenador da Coordenadoria Técnica (Cotec), e informou que também fez na data, 43 anos de Emater. “A homenagem recebida compartilho com todos que trabalham na Emater”.

Presentes na cerimônia os supervisores regionais da Emater, Max Ângelo, do Regional Tocantins; Jairo Eiras, do Regional Capanema; Henrique Ferro Cristo, do Regional São Miguel do Guamá; Jorge Gibson, Supervisor-Adjunto do Regional das Ilhas; Marly Margareth, representante do Regional Castanhal, que participam em Brasília do Encontro de Supervisores e Técnicos para Planejamento do Projeto Anater no âmbito dos Regionais. Participaram ainda, o coordenador de operações Alexandre Galvão, e o diretor técnico Rosival Possidônio, ambos articuladores do projeto Anater no Pará, que atende mil famílias de agricultores familiares.

No plenário da Câmara o deputado federal Zé Silva, engenheiro agrônomo que atuou como extensionista rural da Emater-MG, fez a entrega do mérito a Puget, e reiterou a opinião de que o Congresso tem papel fundamental para que a extensão rural vença o desafio da sustentabilidade financeira. “Os recursos destinados à Ater pública precisam ser ampliados para permitir que a extensão rural deixe de ser dependente de convênios”, disse ele, complementando ainda que a Anater, “mudará o cenário da extensão rural em todo Brasil”. Ao final ressaltou que a extensão rural “é um serviço essencial, que atua na redução das desigualdades, entre pessoas e regiões do Brasil’.

Texto: Edna Moura
Fotos: Acervo Emater