28/03/2018 - Feira do Empreendedor 2018

Emater deve levar milhares de agricultores a Feira do Empreendedor 2018

A parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pretende levar à Feira do Empreendedor 2018 cerca de 2 mil agricultores familiares, em caravanas oriundas de todas as regiões do Pará.

A meta foi uma das articulações de uma reunião na manhã desta quarta-feira (28), no escritório central da Emater, em Marituba, entre representantes gerenciais das duas Instituições.

A Feira do Empreendedor 2018 será promovida pelo Sebrae de 16 a 19 de maio no Hangar, em Belém, com um público estimado de 35 mil pessoas e entrada franca.

A participação cada vez maior de produtores rurais visa a alcançar aquele que é um segmento fundamental no cenário socioeconômico da Amazônia: “Os agricultores poderão participar não só como expositores e  dos mais de 300 eventos de capacitação que ocorrerão dentro da Feira, como serão ativos dentro das rodadas de negócios com hotéis e restaurantes, entre outros”, diz o analista da Unidade de Projetos Estratégicos do Sebrae, Carlos Lisboa.

Para o chefe do Núcleo de Comunicação e Metodologia (NMC) da Emater, Raimundo Ribeiro, que ministrará um Seminário de Produção de Orgânica na Feira, “a oportunidade é de inovação, difusão tecnológica e troca de conhecimentos”.

A Emater também deve realizar minicursos, como de hortas em pequenos espaços urbanos e processamento de frutas, para a comunidade em geral, com programação ainda não confirmada.

De acordo com a analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Fátima Paixão, os agricultores que já empreendem,  produzem e comercializam, podem, por exemplo, formalizar-se como microempreendedores individuais (meis) na Semana do Microempreendedor Individual, dentro da Feira: “Será mais uma facilidade para o agricultor familiar que muitas vezes não tem tanto acesso a informações. Lá haverá orientações técnicas, ele poderá fazer o registro de empreendedor que quer se tornar MEI, fazer a declaração anual, tirar dúvidas com relação à atividade”, explica.

 

A inscrição na Feira do Empreendedor 2018, gratuita, é pelo site http://feiradoempreendedorpa.com.br.

Os agricultores sem acesso à internet podem procurar os escritórios da Emater.

 

Texto e fotos: Aline Miranda