29/03/2018 - I Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Marapanim

Emater organiza a I Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Marapanim

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), em parceria com produtores rurais, associações e cooperativas ligadas à agricultura familiar, Secretaria Municipal de Agricultura de Marapanim, no nordeste do Pará, e com apoio do Pará Rural, idealizou e organizou, a realização da I Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Marapanim, no período da semana santa, dias 29, 30 e 31, na Sede da Cooperativa Agropecuária de Marapanim (Coopamim).

Trata-se um projeto piloto no município que faz venda direta ao consumidor, e que segundo o chefe do escritório local da Emater, Wilson Rodrigues, “valoriza o trabalho realizado pelo homem do campo, visto que elimina atravessadores da cadeia produtiva, e aumenta a margem de lucro dos pequenos produtores”.

Além disso, a feira permite ao consumidor local e ao turista da semana santa, a opção de diversos produtos da agricultura familiar: farinha, goma, tucupi, hortaliças, frutas variadas, macaxeira, bolo de macaxeira, milho em espiga, mingau de milho, sucos de frutas regionais, caranguejos, mexilhões, peixes vivo, ovos de galinha caipira, entre outros produtos.

Wilson Rodrigues ressalta o fato de que “é uma feira com grande diversidade e com preços que chegam a 50% do preço comercializado no mercado local”. E destaca ainda que o evento “está sendo bem recebido pela população local que tem participado e elogiado a iniciativa”.

Os agricultores participantes, com apoio da Emater, têm contrato com a Conab através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), num valor de 320 mil reais para safra 2018/2019, em andamento no município, onde, inclusive, alguns já fornecem, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Texto: Edna Moura
Fotos: Acervo Emater