04/04/2018 - Municípios Verdes

Emater inicia planejamento para emissões de CARs em parceria com Municípios Verdes

Na manhã dessa segunda-feira (2), no escritório central, em Marituba, a equipe do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR/Labgeo) se reuniu com os chefes dos escritórios locais de Cachoeira do Arari e Salvaterra, municípios pertencentes à jurisdição do escritório regional das Ilhas, para apresentar e planejar as primeiras etapas do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) assinou com o Programa Municípios Verdes (PMV), sob recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no último 21 de março.

Pelo ACT, a Emater está sendo especificamente reaparelhada com veículos, computadores, gps’s, softwares de georreferenciamento e materiais de expediente pelo objetivo de realizar uma meta de emissão de cadastros ambientais rurais (cars), um total de 6 mil e 210, para propriedades rurais de até quatro módulos fiscais em 20 municípios das regiões de integração Rio Caeté, Guamá e Marajó, em um prazo de dois anos.

“O ACT é mais uma medida multiinstitucional do governo do estado, em parceria com o governo federal, para acelerar a regularização ambiental da agricultura familiar. O CAR é um documento obrigatório para o acesso a várias políticas públicas, como crédito rural e mercados da merenda escolar e PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], por exemplo”, explica o chefe do Labgeo, o técnico em agropecuária Wanderley Ribas.

O Projeto é piloto e se baseia na Emater como referência nacional na emissão de CARs, ainda que o Pará possua dimensões continentais e a aproximação geográfica a algumas comunidades seja dificultosa. De acordo com o Relatório de Atividades 2017 da Emater, apenas ano passado o Órgão emitiu quase 2 mil e 200 CARs.

As próximas reuniões serão dia 6 de abril, em Castanhal, com os chefes locais e técnicos de 11 municípios da região, e dia 10, em São Miguel do Guamá, com os chefes e técnicos dali e de Capanema.