05/04/2018 - Placas Solares em Breves

 

Emater elabora projetos que garantem placas solares para agricultores em Breves

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), em Breves, no Marajó, por meio do chefe do escritório local, engenheiro florestal, Milton Costa, participou ontem, (4), no palácio do governo municipal, de cerimônia especial de assinatura de contratos que marca a execução do projeto de financiamento para aquisição de kit’s de energia solar, projeto que beneficia, de modo pioneiro no município, cerca de 20 agricultores extrativistas de 6 áreas de assentamentos.

“Temos expectativa de elaborar 50 projetos até o final do ano. Esse foi apenas um trabalho inicial. A nossa demanda é bem ampla. São cerca de 22 áreas de assentamentos necessitadas desta ação”, explica Milton Costa.

Ele informou que os agricultores familiares serão contemplados cada um com R$ 22 mil em crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf/Eco), para investir nas placas solares.

Os produtores beneficiados são assistidos pela Empresa com emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), elaboração do projeto e orientações técnicas. Com esse projeto eles passarão a ser acompanhados sob uma nova perspectiva, já que passam a contar com energia elétrica suficiente, por 24 horas. As novas possibilidades percorrem, por exemplo, a inserção nos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e o Programa Nacional de Alimentação Escolar ( Pnae).

A conquista do crédito rural advém de uma articulação integrada envolvendo várias instituições: Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), Banco do Brasil, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Embrapa, CNS, Associações, Empresa Santa Helena, entre outras.

Texto: Edna Moura
Fotos: Acervo Emater