16/04/2018 - Regional Conceição

Emater realiza seminário de apoio gerencial para alinhar ações de Proater e de crédito rural no Regional Conceição

O Regional Administrativo de Conceição do Araguaia, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), recebeu na quinta-feira (12), o seminário de apoio gerencial para alinhar ações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) 2018, e do crédito rural, envolvendo 15 escritórios locais de abrangência. O evento leva em conta aspectos orçamentários estaduais, e de convênios.

O planejamento delimita ações de apoio às unidades familiares de produção agrária, comercialização dos produtos da agricultura familiar e cadeias produtivas, no âmbito dos programas básicos para manutenção da gestão, encargos especiais e governança para resultados. A expectativa é a partir dessas ações cerca de 70 mil famílias no estado sejam contempladas durante o ano de 2018.

A reunião permitiu uma visão das formas sistêmicas de atuação setorial, e contou na programação com palestra sobre crédito rural, apresentada pelo Núcleo de Crédito Rural (NCR), da Coordenadoria de Operações (Coper).

A técnica Alessandra Martins, do NCR, informou que o núcleo possibilita o controle e acompanhamento junto aos bancos dos projetos que estão sendo elaborados pelos técnicos. Falou das várias linhas de crédito para o agricultor, como as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf A, Mais Investimento, Custeio e Investimento). Por fim disse que os técnicos da região vão receber mais duas capacitações: em Belém, entre 24 a 27 deste mês, e as demais no mês de maio, na região.

Texto: Edna Moura
Fotos: Acervo Emater