07/05/2018 - Emater e Embrapa

Emater e Embrapa discutem ampliação de ações com retomada da cooperação e construção de agenda positiva

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), com técnicos Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Oriental), realizaram conversações para organizar a retomada da cooperação técnica e a construção de agenda de trabalho conjunto com o foco sistema de agricultura sem queima, além de visar a ampliação de outras ações conjuntas entre as duas empresas. A reunião foi na manhã de hoje (7), no escritório central da Emater, em Marituba, com participação, pela Emater, do Coordenador de Operações, Alexandre Galvão, do chefe do Núcleo de Metodologia de Comunicação (NMC), Raimundo Ribeiro, acompanhados da técnica Onilse Ribeiro, do Núcleo de Supervisão Estadual (NSE). Entre os técnicos da Embrapa participaram, Tatiana Sá, coordenadora do arranjo produtivo roça sem queima na agricultura familiar, e Osvaldo Ryohei Kato, coordenador do Projeto Tipitamba.

“A interação de ideias entre as equipes considerou ajustes necessários à retomada e avanço do acordo de cooperação técnica, para ampliar a construção de uma agenda de ações positivas em prol dos agricultores familiares, focando, inicialmente, no arranjo produtivo da roça sem queima na agricultura familiar, e posteriormente na ampliação do desenvolvimento de outras ações conjuntas, especialmente em áreas ambientais, contemplando temáticas como pecuária, agricultura de baixo carbono, recuperação de áreas degradadas, entre outras”, disse Ribeiro.

O eixo central das conversas focalizou o sistema de agricultura sem queima por esta temática ter adquirido mais consistência com as demandas provenientes dos agricultores familiares, que aumentaram as diversidades de espécies agrícolas em processos produtivos, principalmente nos Sistemas Agroflorestais (Saf’s), com experimentos que têm demonstrado melhorias na qualidade química, física e biológica do solo. Os agricultores familiares adotam a roça sem queima com o apoio técnico das duas instituições.

Texto e fotos: Edna Moura