11/05/2018 - Dia das Mães

Emater homenageou as mães no escritório central

A Diretoria Executiva (Direx), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), em parceria com a Associação dos Servidores da Emater Pará (Assempa), promoveu nesta sexta-feira (11), às 9:30 horas, um café da manhã festivo nas dependências do refeitório, em alusão ao Dia as Mães.

Na ocasião os participantes apreciaram, além do café da manhã, o pronunciamento do Diretor Técnico Rosival Possidônio, que falou nome da Diretoria Administrativa, ressaltando a importância do papel da mulher, e da mãe em especial, na unidade produtiva da agricultura familiar. Ele disse que, “quando a inserção das mulheres é compartilhada na gestão da unidade produtiva familiar, o desempenho da unidade é bem maior e melhor”.

Em nome da Assempa, seu vice-presidente, Raimundo Ribeiro, falou aos participantes, exaltando a vinculação da mulher, em especial das mães, aos trabalhos realizados nas propriedades familiares, dinamizando a organização e o desempenho da unidade familiar.E também ao papel das extensionistas rurais, que contribuem no processo de garantia de acesso e de sucesso na execução das políticas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

Ao final de sua manifestação Ribeiro recitou o poema de Carlos Drummond de Andrade, que aborda “a importância da mãe estar junto”, de seus filhos, de sua família, e de todo processo organizativo social, e aproveitou para traçar um comparativo da grandeza do papel da mãe como reflexo da grandeza do papel da natureza.

Depois da cerimônia os participantes tiveram oportunidade de agradecer pelo dom de poder compartilhar e também tiveram momentos de confraternização com sorteios de brindes.

Texto e fotos: Edna Moura