24/05/2018 - Liberação de recursos do Pronaf/Mais Alimentos em Piçarra

Emater viabiliza liberação de recursos do Pronaf/Mais Alimentos em Piçarra

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do escritório local de Piçarra, no sudeste do estado, apoia os produtores rurais na elaboração de projetos técnicos de financiamento para melhorias em seus empreendimentos. Assim foi com sete produtores de pecuária leiteira que, na terça-feira (22), tiveram recursos liberados pelo Banco da Amazônia, na ordem de duzentos e quarenta e nove mil e setecentos reais, recursos do Programa Nacional da Agricultura Familiar(Pronaf/Mais Alimentos), através de projetos elaborados pelo chefe do escritório local da Emater, Francisco Flávio Vidal.

Foram cinco projetos no valor de 27.540,00, um de 30.600,00 e um de 81.400,00 com a finalidade de promover a cadeia leiteira no município. Os produtores são de três comunidades: Projetos de Assentamentos (P.A’s) Oziel Pereira e Ponta da Serra e Comunidade do Cabral. Os produtores Maxuel de Aquino, Nilsa Pereira, Raimunda Rocha, Daiane Damascena e Francisco Silva, são moradores do P.A Oziel Pereira. Os produtores Antônio Oliveira e Welbes Fonseca, são moradores do P.A Ponta da Serra e Comunidade do Cabral, respectivamente.

Além do aceso ao crédito, a Emater acompanha o produtor para que o recurso seja bem aplicado e traga os resultados esperados. Dentre as atividades para promover o desenvolvimento da cadeia leiteira, Flavio Vidal, enumera algumas: “orientações técnicas, reuniões de planejamento, visitas periódicas às propriedades familiares, diagnósticos, oficinas temáticas, eventos que reúnem produtores para debater a aplicação de determinadas tecnologias, e também a elaboração do projeto produtivo, como foi agora o fato que beneficiou esses sete produtores. Todas auxiliam o produtor a melhorar seu sistema produtivo, e a aumentar a qualidade e quantidade da produção, agregando valor e aumentando a renda rural”.

Texto: Edna Moura
Fotos: Acervo Emater