28/05/2018 - Semana do Alimento Orgânico em Santarém

Emater participa da Semana do Alimento Orgânico em Santarém

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) participam da Semana  do Alimento Orgânico que ocorre desde sexta-feira, em Santarém, com presença de vários produtores assistidos pelo órgão. O evento é promovido pela Comissão Temática da Produção Orgânica do Baixo-Amazonas e prossegue até o dia 4 de junho, envolvendo também outros parceiros.

O incentivo ao consumo de alimentos orgânicos recebe atenção especial da Emater em todos os 144 municípios paraenses, uma vez que estes são produzidos sem substâncias químicas, com boas práticas sustentáveis, além de serem mais frescos, nutritivos e saborosos. A prática também consta da missão do órgão de incentivar práticas sustentáveis de utilização dos recursos naturais em busca de preservar o meio ambiente para a atual e futuras gerações.

Em Santarém, na Semana do Alimento Orgânico, muitas informações e produtos estão sendo oferecidos, como blitz na orla, com distribuição de panfletos educativos, além de cursos, feiras orgânicas, palestras e debates, para estudantes e o público em geral.

“A Emater está presente em todos os eventos da Semana, em especial na realização da Feira de Orgânicos, que foi inserida na programação, mas é realizada continuamente, toda quarta-feira, de 6 às 16 horas, na área de estacionamento do escritório local”, explica a engenheira agrônoma, Ana Cláudia Siviero, representante da Emater na Comissão.

Ela ressalta que o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizado pela Emater passa por valorização e incentivo a milhares de famílias de agricultores no município, cuja maioria desenvolve o cultivo da mandioca, produção destinada principalmente à produção de farinha, mas inclui também uma diversidade de subprodutos da mandioca que compõem muitas das preparações presentes nas programações da Semana do Alimento Orgânico.

Texto: Edna Moura
Fotos: Paulo Sérgio Campos de Melo