08/06/2018 - Produção leiteira é destaque

Produção leiteira  com participação da Emater é destaque no sul do estado

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), às portas de lançar até o final deste mês o Programa de Melhoria e Inovação Tecnológica para Produção de Leite no Sul do Pará, com 35 unidades demonstrativas das várias fases da cadeia produtiva, conforme anunciou ontem (7), seu presidente Daniel Lopes, está presente na organização do Torneio Leiteiro, um dos destaques da 23ª Expo Carajás, que começou dia 3, e encerra neste sábado (9), em Redenção, no sul do estado.

O Torneio Leiteiro movimentou muitos produtores rurais em várias competições que encerram nesta sexta-feira (8). Eles são de Redenção e de municípios vizinhos. Além disso, a Emater organizou o Curso de Derivados do Leite “no qual são feitas variedades de produtos derivados do leite, como manteiga, queijo, requeijão, doces, entre outros”, disse o chefe do escritório local de Redenção, Jadson, Silva Feitosa.

Para a realização prática da atividade, o supervisor regional do âmbito administrativo do Regional Conceição do Araguaia, Luiz Flávio Cavalcanti Santos, informa, “foi aproveitado o leite produzido nos dias do torneio”.

A Emater também participou na Feira Agropecuária, da entrega de um trator financiado pela linha de crédito Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em parceria com o Banco do Brasil. O acesso à  linha de crédito começa com a ida do agricultor ao escritório local da Emater, desencadeando um rol de procedimentos até à operacionalização bancária que libera o recurso financeiro requerido pelo projeto.

A Emater está presente também no Projeto Fazendinha, com demonstrações de plantio e de tecnologias acessíveis aos agricultores familiares. A área da Fazendinha é administrada pela Prefeitura que disponibiliza para atuação de parceiros. Neste ano além da Emater, ocupam a área, Sedap e Sebrae, além do Sindicato Rural de Redenção, Bannach, Cumaru do Norte e Pau D’Arco (SRR), que é a entidade organizadora da Feira Agropecuária 23ª Expo Carajás, um dos maiores eventos da região.

Texto: Edna Moura