15/06/2018 - Presidente reúne diretores e técnicos para tratar de ações com Anater

Presidente da Emater reúne diretores e técnicos para tratar de ações referentes às parcerias com a Anater

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), Daniel Lopes, reuniu ontem (14), no escritório central, diretores e técnicos de diversas áreas para discutir ações referentes às parcerias com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que contemplam a operacionalização do Projeto Piloto integrante do novo Pacto Nacional de Ater, que tem o objetivo de fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), atendendo mil famílias beneficiárias em 40 municípios e ainda a execução do programa Ater Mais Gestão.

A reunião foi motivada pela apresentação de novidades ao coletivo no processo de execução do plano de trabalho do Projeto Piloto após sua estada em Brasília, no início da semana, quando buscou pela dinamização do setor e mais elementos para concretizar o fortalecimento e qualificação aos serviços de Ater no estado.

Entre outros pontos discutidos na reunião, questões sobre ajustes às etapas do Plano de Trabalho do Projeto e adequações no Sistema de Gestão de Ater (SGA), instrumentos com os quais os responsáveis atualizam dados sobre metas, recursos, metodologias e resultados.O projeto beneficia diretamente, não só atendimento às famílias beneficiárias, como também atende a formação de extensionistas rurais.

O gerenciamento técnico é feito por técnicos da Coordenadoria Técnica (Cotec), da Coordenadoria de Operações (Coper), e nos municípios, pelos chefes de escritórios locais. Além da articulação nacional, que é feita pelo Coordenador Técnico, Celso Puget.

Foram abordadas ainda na reunião questões sobre indicadores de resultados e eixos temáticos (ambiental, social, econômico e de inovação), cronogramas de atividades e de desembolso, e outros instrumentos de execução de parceria. O projeto proporcionará elevação da qualidade de vida das famílias, especialmente através do acesso em programas institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Além do Projeto Piloto, há ainda com a Anater, a execução do “Ater Mais Gestão”; “um programa no qual a Emater aderiu para apoiar a eficiência dos empreendimentos rurais em 6 áreas de gestão: organizacional, finanças e custos, processos produtivos e agroindustriais, comercialização e marketing, gestão de pessoas e de ambiente, por meio de qualificação da gestão, organização e planejamento”, disse Celso Puget, o articulador do Projeto Anater em Brasília. Ele informou que nesse Plano de Trabalho há parceria técnica da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento (Sead), e da instituição alemã, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), visando potencializar a superação de problemas organizacionais e gerenciais nos empreendimentos rurais coletivos.

Texto: Edna Moura

Fotos: Acervo Emater