21/06/2018 - Presidente visita Regional São Miguel

Presidente da Emater visita Regional São Miguel do Guamá para avançar nos projetos de campo

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), Daniel Lopes, visitou hoje (21), o Regional de São Miguel do Guamá, com objetivo de consolidar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), avançar na execução de projetos e ações de campo, e na necessidade de realizar um trabalho mais integrado. Uma das  motivações foi a apresentação dos convênios a serem executados em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  ‘Ater para médios produtores com o foco na agricultura de baixo carbono e redução de desmatamento no Pará’.

O presidente pediu empenho e esforço das equipes acompanhado pelo coordenador técnico, Celso Puget. E no encontro estavam presentes, a equipe completa do Regional São Miguel, o supervisor do Regional Capanema, Jairo Eiras e o chefe local do escritório da Emater em Viseu, Osmar Oliveira.

A comitiva estendeu a visita à Unidade Móvel do Cursode Processamento de Frutas do ProjetoFrutificando Sabores no Campo, que desde sua implantação já capacitou cerca de 800 pessoas em Abaetetuba, Belém, Castanhal, Capitão Poço, Igarapé-Miri, Marituba, Tailândia, Irituia. Encontra-se em São Miguel do Guamá, na perspectiva de melhorar a qualidade alimentar, expandir  as oportunidades de geração de renda e emprego, e promover e apoiar o fortalecimento das cadeias produtivas de frutas. A ação é executada em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O presidente disse que as visitas serão estendidas aos demais Regionais Administrativos. O supervisor regional deSão Miguel do Guamá, José Henrique Ferro Cristo,qualificou como “excelente interação”. Ferro disse que os técnicos de campo “ficaram bem animados com essa importante aproximação do presidente”.

Sobre a apresentação dos convênios em parceria com o Mapa, elafoi feita pelo chefe do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC), Raimundo Ribeiro, junto com a técnica da Coordenadoria de Operações (Coper), Onilse Ribeiro. As informações foram dadas acerca daexecução a ser iniciada em julho nos seguintes municípios: Paragominas, Capanema, Viseu, Bragança, Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Placas, Trairão, Itaituba, Conceição do Araguaia, Redenção, Itupiranga, Marabá, São Félix do Xingu e Tucumã. Eles compreendem seis Regionais Administrativos da Emater: Capanema, São Miguel do Guamá, Marabá, Conceição do Araguaia, Tapajós e Altamira. A próxima socialização será segunda-feira (25), no Regional Altamira.

Texto: Edna Moura

Fotos:Acervo Emater