04/07/2018 - Bom Jesus do Tocantins

Emater realiza atividades para aprimorar a produção do maracujá em Bom Jesus

Durante três dias, de 26 a 28 de junho, no município Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado, foram desenvolvidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), várias atividades para desenvolver a produção da cadeia produtiva do maracujá, com objetivo principal de aprimorar o sistema de produção da cultura. Elas foram realizadas em parceria com a Secretaria de Agricultura local.

“O trabalho iniciou com mobilização de parceiros para tratar de organização e logística, definição de técnico com experiência no sistema de produção do maracujá, que pudesse contribuir para a melhoria do sistema de produção local, cuja definição recaiu sobre o técnico Ricardo Hideo Dohara, do Regional Castanhal, que realizou um curso para técnicos e produtores, focando no desenvolvimento da cadeia produtiva, com objetivo principal de aprimorar o sistema de produção local”, informou o engenheiro florestal Fernando Araújo, chefe do escritório local da Emater em Bom Jesus.

Araújo disse que os objetivos foram atingidos: “pois houve o desejo de aprimorar o sistema de produção do fruto manifestado pelos produtores, atendimento da demanda, mobilização conjunta no atendimento, participação ativa dos produtores, reconhecimento pelo trabalho do instrutor e pela organização da equipe da Emater local na concretização das atividades, os compromissos firmados pelos parceiros, no sentido de produzir mudas, fazer novas capacitações,acompanhar e buscar enquadramento em linhas de créditos, organizar grupos de trabalhos, e planejar futuros plantios”.

No primeiro dia das atividades houve visita técnica em duas propriedades onde foram dadas orientações a respeito da forma de produção de mudas, temperatura, raios no fio de arame, direção de plantio, sistema de poda, adubação, gradagem e compactação do solo em sistema de produção de maracujá, pragas e doenças, entre outras orientações

No segundo dia foi realizado um dia campo na propriedade do produtor Juarez Tavares Santos com participação de 20 pessoas, do qual participaram técnicos e produtores. Houve na ocasião troca de experiências acerca do cultivo atual e as práticas que podem ser adaptadas para melhorar a produção, como espaçamento, polinização, irrigação, coleta e armazenamento e nivelamento do solo, entre outras experiências.

No último dia foi realizada um palestra com a participação de 30 pessoas entre técnicos, produtores e agricultores. Na qual foram repassados conhecimentos sobre planejamento da atividade, melhor época de plantio, alternativas de estacas para diminuição de custos, colheita, e análise de custos de produção, entre outros conhecimentos.

Texto: Edna Moura
Fotos: Acervo Emater