01/11/2018 - Emater apoia produtor a receber crédito pioneiro no Brasil

Emater apoia produtor em Almeirim a receber crédito rural pioneiro no Brasil

O produtor de açaí Marcos Lenzi, de Almeirim, no Médio Amazonas, teve no dia 23 de outubro, o valorcontratado de R$ 331.097,40 para o projeto de Manejo de Açaizal Nativo, através da parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará),e a Agência do Banco do Brasil local. A parceria garantiu o primeiro financiamento concedido no país na linha de crédito ABC (Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura), para médio produtor.

“O produtor possui uma propriedade na margem do Rio Esposento, onde está instalada no município a agroindústria de palmito, que passará a funcionar a partir da realização do manejo de açaizal, gerando 30 empregos diretos e estimulando 100 indiretos”, informa Elinaldo Martins, técnico que elaborou o projeto, e chefe local da Emater.

Ele disse que a partir da realização do manejo “será possível usar os recursos naturais de forma sustentável e racional, melhorando a qualidade de vida da população e protegendo o meio ambiente”. Ressaltou que a oportunidade de realização do negócio  se concretizou “devido à abundância de açaizais nativos em terra firme da região, aliada à instalação da agroindústria de palmito de açaizeiro na proximidade”.

Martins concluiu falando da expectativa da Emater, de que o projeto amplie as perspectivas na região. “Estamos agora trabalhando com 20 famílias visando o financiamento via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas modalidades Mais Alimento e Pronaf Eco. Cada família receberá em média, no início do próximo ano, 20 mil reais para atender quem trabalha com polpa e palmito. Juntos, os projetos somarão R$ 400 mil reais em créditos, que irão alavancar a cadeia do açaí na região”.

Texto: Edna Moura

Fotos: Acervo Emater