05/12/2018 - Regional de Santarém

Estagiárias da Emater apresentam projeto de piscicultura em feira de escola técnica de Oriximiná

 

Estagiárias e ex-estagiárias do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Oriximiná, no Baixo Amazonas, alunas do curso de técnica em agropecuária da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa), apresentaram, nessa terça (4), com o apoio da equipe extensionista, um projeto de inovação tecnológica de piscicultura na II ExpoEEtepa, evento iniciado ontem e que se estenderá até quinta-feira (6), na sede do instituto, com o tema “Da Natureza à Tecnologia: Uma Mostra dos Projetos Técnicos e Científicos Desenvolvidos na Eetepa Oriximiná”.

Sob a orientação do engenheiro de pesca da Emater Jovelino Itapirema, o grupo de cinco alunas montou uma maquete representando um sistema intensivo de criação de peixe dentro de uma pequena propriedade rural típica. 
“O sistema intensivo é bem minucioso e profissionalizado, ao contrário do extensivo, no qual o produtor, digamos, cria espécies aleatoriamente, sem ferramentas ou intervenções. No intensivo, há programação de despesca, acompanhamento dos alevinos, tratamento químico da água, biometria. O intensivo é uma cadeia produtiva rentável e compensatória para o agricultor familiar”. Um dos equipamentos projetados na maquete foi um areador, para oxigenação da água. O custo por ora estimado de aquisição do equipamento, de acordo com Itapirema, é de mil reais.

Em Oriximiná, a piscicultura é uma atividade em expansão na agricultura familiar. Atualmente, a Emater atende com regularidade cerca de 15 famílias, que cultivam sobretudo tambaqui e pirarucu em geral no sistema semi-intensivo, com transição para o intensivo, a partir de capacitação contínua e possibilidade de crédito rural.

Os estagiários também atuam como agentes multiplicadores, no ambiente acadêmico e nas suas comunidades de raiz. A maioria tem origem rural ou relação indireta com a agricultura familiar do município. Só este ano, a Emater de Oriximiná já recebeu 49 estagiários – de nível médio e superior -, por meio de convênios com instituições de ensino.

Para Itapirema, o caráter pedagógico da Emater em um município como Oriximiná se abriga na perspectiva da “extensão rural”: “Extensionismo é também enriquecer os valores da comunidade, as tradições, e mostra como é importante a tecnologia interagir nessa contextualização. Assim como entendemos que a troca de conhecimento se faz em todos os ambientes – da sala do escritório à propriedade, da escola à universidade. Somos cientistas e somos aprendizes. Somos agentes públicos e somos seres sociais. É uma honra participar do dia a dia e do desenvolvimento do conhecimento. Construímos juntos”, diz.

 

 

 

Fotos: Acervo/Emater