27/06/2019 - Emater e Anater reforçam parceria para assistência técnica ao agricultor

Pará encabeça projeto piloto da Anater em assistência técnica

Reunião realizada esta semana, em Brasília, entre a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Cleide Amorim, e o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Jr, reforçou os laços de parceria entre as duas instituições para ampliar e fortalecer a assistência técnica ao agricultor familiar no Estado do Pará.

A presidente da Emater, Cleide Amorim, comentou que a proposta da parceria é torná-la ainda mais efetiva, já que o Pará integra o projeto piloto da Anater “com atendimento a 1000 agricultores familiares em 40 municípios. As ações estão previstas até 2020 e já executamos 90% das atividades previstas. Nossa proposta é concluir o projeto e iniciar nova parceria, de forma que a Emater possa dar continuidade ao trabalho”, explica.

Ainda de acordo com Cleide Amorim, as ações do projeto piloto possibilitaram a atualização do trabalho dos técnicos no campo. “Fazer Ater no Pará é um desafio porque o Estado possui uma grande dimensão geográfica, enorme diversidade produtiva com grandes produções como cacau e açaí, a agricultura familiar forte, tem a diversidade da população com o ribeirinho, o extrativista, o indígena, regiões inteiras formadas por assentamentos da reforma agrária”.

O presidente Ademar Silva Jr explicou que a Anater está sensível e é parceira da Emater no enfrentamento desses desafios. “Estamos analisando os projetos em execução pela Anater, identificando as demandas e avaliando as propostas de novos projetos para desenhar um planejamento que assegure a continuidade e a ampliação da assistência técnica em todas as regiões do país”, disse.

Ascom Emater com informações da Anater

Fotos: Ascom Anater