08/09/2011 - Círio Emateriano 2011

Círio Emateriano 2011

Lista dos Sorteados

      Uma devoção, uma tradição. Desde 2004 os funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará realizam o Círio da Emater, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia. Este ano a festividade terá a abertura oficial com a visita da imagem peregrina oficial do Círio, no dia 16 de setembro, às 8h30. A partir do dia 20, iniciarão novenas nos diversos setores da empresa, do escritório central, com a peregrinação da imagem própria. No dia 06 de outubro acontecerá a procissão interna que contará com todos os símbolos do Círio oficial, que acontece em Belém do Pará, no dia 09 de outubro.

     Berlinda, andor, manto, corda, fé, imagem, flores, fogos, elementos com presenças confirmadas do Círio Emateriano 2011, como acontece na empresa há sete anos. Uma comissão formada por funcionários da Emater cuidam de todos os ícones necessários para retratar o momento de maior fé entre os paraenses.

     Esta já é a oitava vez em que a Emater comemora o Círio de Nazaré.  A festa tem caráter ecumênico e objetiva louvar uma das simbologias mais fortes da cultura paraense e uma das maiores festas religiosas do mundo. A intenção da programação não é louvar o catolicismo, mas, sim, e principalmente a solidariedade entre as pessoas, independente de religião e doutrinas, sem preconceitos.

     As peregrinações - que vão desde o dia 20 deste mês até o dia 03 de outubro - culminarão em um cortejo, no dia 06 de outubro, para a qual são esperadas mais de 300 pessoas, entre funcionários e familiares. A procissão acontecerá dentro do próprio escritório central da Emater, em Marituba, em um percurso de 600 metros. Seguindo a tradição, cordas puxarão a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sob cantos, liturgias e homenagens dos diversos setores da empresa.

     Pelo segundo ano, funcionários da Emater doaram manto da imagem própria de Nossa Senhora de Nazaré. No ano de 2010, a peça em tecido bordado foi doada pela mãe da servidora Nazaré Brasil. “Minha mãe é muito religiosa e gosta de trabalhos artesanais. Atendendo uma solicitação da empresa de quem poderia fazer essa doação, decidimos que vestiríamos a imagem de Nossa Senhora naquele ano”, relatou a funcionária.

     Este ano o mando da imagem própria de Nossa Senhora de Nazaré será doado pelos funcionários do escritório local de Concórdia do Pará.

Histórico do Círio Emateriano

     O Círio da Emater teve inicio efetivamente no ano de 2004, contando com uma celebração, realizada pelo servidor emateriano e diácono Aroldo Vitor.

     No ano de 2005, a servidora Dina Macedo assumiu a organização da celebração.  Foi ideia dela a realização da procissão seguindo como exemplo a liturgia do Círio de Nazaré. Ícones como Berlinda e corda, fizeram parte do evento eucarístico. Neste dia foi colocada em prática uma organização maior para a realização do Círio Emateriano, que seguiu no ano posterior.

    Em 2007, a Emater, durante a quarta edição do evento a empresa aproveitou o clima de sensibilidade aflorada para arrecadar alimentos para moradores de comunidades carentes do município de Marituba, entorno do escritório central. Cerca de 300 pessoas participaram do evento, entre funcionários e seus familiares. Uma missa foi celebrada pelo padre da Paróquia Menino Deus, de Marituba. Houve, também, a apresentação do Coral da Emater, formado por servidores.

     Já no ano de 2008, o Círio Emateriano teve uma participação mais do que especial. O então Arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, participou da celebração e muito se agradou da apresentação do coral que homenageou Nossa Senhora de Nazaré pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, o cortejo teve o acompanhamento musical da banda da Polícia Militar do Estado do Pará.

     Em 2009, a celebração foi realizada pelo padre da Paróquia Menino Deus e pelo servidor e diácono Aroldo Vitor. Uma missa iniciou a programação religiosa, em seguida, houve a já tradicional procissão, ao redor da empresa.  Neste ano, no restaurante da empresa houve mais um momento de confraternização, além do tradicional almoço paraense servido aos participantes, houve também música e entrega de brindes.

Em 2010, outra visita ilustre abrilhantou as comemorações do Círio Emateriano. A abertura da cerimônia religiosa contou com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que presidiu uma celebração eucarística no escritório central da instituição. Neste ano, o manto da imagem própria foi doado pela servidora Nazaré Brasil.

Romaria Fluvial Oficial:

     A participação da Emater neste ano vai um pouco além. A empresa terá um barco para participar da Romaria Fluvial que acontece no dia 08 de outubro, com saída do porto no distrito de Icoarací, região metropolitana de Belém.

     Para a participação dos servidores, pela logística necessária para o evento marítimo, serão disponibilizados 20 convites com direito a acompanhantes. “Queríamos oferecer essa oportunidade para todos os servidores. Mas decidimos por realizar um sorteio dentre os funcionários que se inscreverem no site da Emater para participação na procissão das águas”, revelou a presidente da Emater, Cleide Amorim.

     O sorteio dos 20 pares de ingressos para a Romaria Fluvial acontecerá no dia 16 de setembro, logo após o termino da celebração em visita da imagem peregrina oficial do Círio ao escritório central da empresa. A intenção de participação pode ser feita através do link: Inscrições Encerradas