09/08/2019 - Governo por Todo o Pará

Emater no Governo Itinerante no Marajó tem crédito rural de milhões, feira especial e CARs

De 8 a 10 de agosto, dentro da dinâmica do governo do estado itinerante, programa Governo por todo o Pará, que desta vez se instalou no Marajó a partir de Breves, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promove uma série de ações em benefício direto da agricultura familiar da região, a qual apresenta um dos piores índices de desenvolvimento humano (idh) do Brasil.

Na manhã dessa quinta-feira (8), no Auditório do Centro de Educação Profissional (Cedep), o governador Helder Barbalho e a presidente Cleide Amorim assinaram acordos de cooperação técnica com as prefeituras de Breves, Bagre e Melgaço, com o objetivo de melhorar os serviços integrados de assistência técnica e extensão rural, visando às cadeias produtivas tradicionais e a introdução de novas cadeias produtivas, para a diversificação de atividades, com a geração de trabalho e renda e segurança alimentar.

Outro destaque foi 116 famílias de 7 municípios que receberam mais de R$ 2 milhões e 800 mil de crédito rural, das linhas Floresta e Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em parceria com o Banco do Brasil (BB) e o Banco da Amazônia. A maior parte dos recursos é destinada ao manejo de açaizais nativos.

O agricultor Marcos Borges, de São Sebastião da Boa Vista, que recebeu R$ 27 mil reais, afirma que "sem o crédito, muita gente não tem condição de se manter, Com o crédito, a vida vai melhorar muito. Tudo por meio da Emater".

De acordo com o supervisor regional da Emater no Marajó, o sociólog Alcir Borges, o aporte diz respeito ao programa panorâmico da Emater de "ater florestal", que pressupõe "a floresta em pé", com preservação e lucro ao mesmo tempo, a partir de exploração racional dos recursos naturais, em uma diligência de desenvolvimento sustentável: "Ninguém mais acredita na falácia de que os povos da floresta precisam ficar petrificados no tempo, sem acesso a tecnologia, sem modernização, sem melhora de qualidade de vida", afirma.

Ainda, a Emater de Breves entregou 200 cadastros ambientais rurais (cars) para agricultores, no processo de regularização ambiental.

Feira - Por último, nesta sexta-feira (9), em Breves, município-pólo, em frente à Escola municipal Miguel Bitar, na Av. Rio Branco, no centro, a Emater realizou pela manhã uma Feira Marajoara de Agroextrativistas, com exposição e venda de frutas, hortaliças, legumes, artesanato e pratos típicos. O governador Hélder Barbalho e a presidente Cleide Amorim percorreram as barracas e prestigiaram os participantes e visitantes. 

Para Cleide Amorim, é o conjunto de procedimentos, de façanhas, "que dá resultado": "Este é o papel da Emater: compor a integralidade do Governo do Estado, sempre presentes, porque somos uma empresa do Governo do Estado, sempre ao lado do produtor, de mãos dados, digo até abraçados, caminhando junto com o produtor. Ninguém faz nada sozinho. O sonho e a realização são de todos nós", emociona-se.

 

Texto: Aline Miranda

Foto: Maycon Nunes