04/05/2012 - Regional Conceição do Araguaia

Emater realiza ‘Dias de Campo’ para mais de mil agricultores

Dia de campo realizado em Redenção no final do mês passado

Cerca de 1600 produtores devem participar de vinte Dias de Campo referentes à cadeia produtiva do leite em treze municípios do sul do Pará. A atividade coordenada pelo escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) que já iniciou a rodada de conhecimento no último dia 28, pelos municípios de Água Azul do Norte, Xinguara e Sapucaia e deve finalizar no próximo dia 22 de maio no município de Rio Maria. A força tarefa faz parte das metas da Chamada Pública – proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – para o território sul do Pará Alto Xingu.

As palestras ministradas obedecem a temática para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no território do sul do Pará, além de planejar as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) visando o desenvolvimento sustentável. Segundo chefe do escritório local de Redenção, - que já realizou o Dia de Campo no município, na semana passada -, Edilson Garcia, os produtores acompanharam palestras sobre: recuperação e reforma de pastagem; implantação de pastejo rotacionado; utilização de cana corrigida com uréia; ordenha higiênica; inseminação artificial em bovino leiteiro.

Para o tecnólogo de alimentos da Emater, Leonardo Silva, da coordenação geral da atividade, após a conclusão dos Dias de Campo faltará apenas algumas visitas aos agricultores para cumprir a meta proposta pela chamada pública. “Após a  finalização das nossas atividades de campo, será preparado um encontro de avaliação da chamada pública que contará com a presença do público beneficiário e os técnicos do MDA”, afirmou.

A chamada pública da bacia leiteira no sul do Pará engloba produtores rurais dos municípios de Água Azul do Norte, Xinguara, Sapucaia, Rio Maria, Redenção, Ourilândia do Norte, Pau d’arco, Bannach, Santana do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte e Conceição do Araguaia.

 

Texto: Kenny Teixeira