16/09/2011 - -

Imagem peregrina emociona funcionários da Emater

      Pela primeira vez a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Nesta sexta-deira, 16, aconteceu um momento marcado por muita emoção e fé. Pelas mãos da presidente, Cleide Amorim, a imagem foi acolhida e apresentada aos funcionários e amigos que aguardavam para ter a chance de perto chegar da padroeira dos paraenses.

      Na companhia dos diretores técnicos, Humberto Reale, e do diretor administrativo, Rodrigo Mendes, Cleide Amorim levou a imagem por todos os setores da empresa. Uma cerimônia religiosa, comandada pelo padre Jaime Moura Pereira, da Paróquia Menino Deus, de Marituba, com o apoio do padre Francisco Silva, da comunidade religiosa dos padres Barnabitas da Basílica Nossa Senhora de Nazaré, foi realizada.

      Durante a cerimônia, organizada pelos próprios funcionários, foi apresentado o manto doado pelo escritório local de Concórdia do Pará, que cobrirá a imagem própria da empresa que será utilizada para as novenas que antecedem o Círio de Nazaré. Confeccionada por Marly Margareth, chefe do referido escritório, na peça foram bordadas as bandeiras do Pará e da Emater, além de frutas típicas da região. “Essa foi a forma encontrada para representar o trabalho que desenvolvemos em prol dos agricultores familiares do Estado”, disse.

      Antes da benção final, os funcionários e convidados puderam prestar uma última homenagem à Nossa Senhora. Em fila, de um a um, devotos ajoelharam-se aos pés da padroeira. “Para nós é uma emoção muito grande receber pela primeira vez a imagem que seguirá no Círio. Junto à arquidiocese, conseguimos incluir a Emater no calendário de visitações da imagem peregrina. Nossos funcionários mereciam essa graça”, afirmou a presidente, Cleide Amorim.

      Após a visita na Emater a imagem peregrina seguiu para o Hospital Metropolitano. “Vamos ao encontro daqueles que não podem ir até Ela no dia do Círio, devido a uma enfermidade”, complementou padre Francisco Silva.

Sorteio

      Após a homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, foi feito o sorteio entre os funcionários inscritos para participar da romaria do Círio Fluvial, que acontece no dia 8. Foram oferecidas, pela empresa, 20 vagas, com direito a acompanhante. A campanha teve como lema: “A riqueza das águas, o ouro da fé. A riqueza da terra, o ouro da Emater”.

      A partir do dia 20, iniciarão novenas nos diversos setores da empresa, do escritório central, com a peregrinação da imagem própria. No dia 6 de outubro acontecerá a procissão interna que contará com todos os símbolos do Círio oficial, que acontece em Belém do Pará, no dia 9 de outubro. Berlinda, andor, manto, corda, fé, imagem, flores, fogos, elementos com presenças confirmadas do Círio Emateriano 2011, como acontece na empresa há sete anos.