17/09/2011 - -

      Governador Visita Estande da Emater em Marituba

    

      O Governador do Estado Simão Jatene visitou o estante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), no evento do Pró-Paz, em Marituba, no último dia 16. De responsabilidade do Escritório Regional da Ilhas, foi montado um espaço com a produção local - de Santa Bárbara, Ananindeua, Benevides e Marituba - das artesãs atendidas pela empresa e por trabalhos de alimentação alternativa, disponibilizado para degustação.

      “Este suco é impressionantemente gostoso”. Assim arrematou o Simão Jatene ao degustar o composto de maracujá e jerimum preparado pelas técnicas da Emater de Ananindeua.  Ainda foram servidos aos visitantes, tortinhas de temperos, salgadinho de cebola e “fanta” de cenoura e limão.

      Segundo Maria Josefa do Nascimento, supervisora do Regional a Ilhas, o trabalho de alimentação alternativa, tão apreciado pelo gestor maior, tem como proposta ensinar às donas-de-casa formas eficientes de complementar a alimentação das famílias residentes da área rural dos municípios.

      O artesanato é outra atividade fomentada pela empresa com intuito de inclusão social e melhoria da renda das famílias agricultoras do Estado. Durante o evento do Pró-Paz, parte da produção artesanal de Marituba e Ananindeua, foi exposta ao público. “O interesse foi tão grande que de exposição passou para comercialização. Mas serviu também como experiência para as artesãs, já que a venda da produção também faz parte dos treinamentos por nós ministrados”, afirmou Maria Josefa.

Evento

      O próximo evento do pró-paz, que visa a acessibilidade da população mais carente, a serviços que constituem a atenção às necessidades básicas do cidadão, acontecerá no estacionamento do Estádio do Mangueirão, em Belém, no dia 24 de setembro. Tanto para o evento de Marituba, como o próximo, a Emater contribui cedendo um ônibus,  que serve como apoio para a emissão de documentos.