25/05/2012 - Agrifal 2012

Curso de Arranjos Florais incentiva produção comunitária

 

A artesã mosqueirense Maria Cristina Santos, de 56 anos, está maravilhada com as aulas de arranjo floral que está recebendo desde quarta-feira (23), como parte da programação da Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal), realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) que terá sua abertura oficial, nesta sexta-feira (25), no Hangar, em Belém. As participantes receberam kits completos para iniciação definitiva em um trabalho com flores naturais.

Maria Cristina contou que há 30 anos trabalha com artesanato, mas que essa oportunidade de trabalhar com flores tropicais, ofertada pela Emater, mudou o panorama de produção e de rentabilidade da comunidade Marí- marí, no distrito de Mosqueiro, por exemplo. “Há dois anos, recebemos na comunidade alguns rizomas de plantas tropicais e hoje já estamos expandindo a produção de mudas. Agora com esse curso, vamos ganhar dinheiro”, disse.

Segundo a técnica da Emater, Soraya Araujo, engenheira agrônoma, com a execução desse segundo módulo do Curso de Arranjos Florais - o primeiro aconteceu em novembro passado -, as agricultoras familiares e técnicas da Emater que acompanham a programação poderão consolidar seus conhecimentos. “Outro ponto importante é que elas têm a função social de multiplicadoras”, ressaltou.

Durante o terceiro dia de oficina as participantes receberam um “kit florista”. Com instrumentos específicos, como: alicate de arame, canivete de poda, arames para arranjos, pistola de cola quente e refis, segundo a professora Wilma Belloto, designer floral, as cursistas passaram a possuir o material necessário para iniciar a atividade de arranjos florais. “Agora elas só vão precisar usar a criatividade. Estamos passando o conteúdo atrelado à prática e com os instrumentos essenciais, é só produzir”, afirmou a profissional.

Wilma Belloto ainda ressalta que as pessoas que estejam visitando a Agrifal nesses próximos dias poderão participar das Oficinas de Arranjos Florais que acontecerão nos dias 25, 26 e 27 pelo período da tarde. “Pela proximidade de uma data festiva propícia para presentear com flores, a temática será alusiva ao Dia dos Namorados. Agregar valor a uma produção garante um retorno maior ao produtor”, destacou.