11/07/2012 - Regional do Tapajós

 

Emater entrega primeiro lote de CAR em Trairão

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Trairão, no sudoeste do estado, entregou, no dia 28 de junho, o primeiro lote de Cadastro Ambiental Rural (CAR) do município:  foram contemplados 80 agricultores familiares de 13 comunidades de vicinais da BR-163.

 O processo de emissão do documento (que é elaborado a partir de pesquisa socioeconômica, georreferenciamento e visitas técnicas) em Trairão acontece a partir de um convênio assinado ano passado entre a Emater e a Prefeitura.  O plano é que, ainda em 2012, sejam concluídos pelo menos 320 outros. O próximo lote deve ser entregue até o início de setembro.

“Aí cumpriremos a meta de 80% dos Cars que ainda faltam em Trairão”, sinaliza o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Sérgio D’Oliveira Jr.

Atendidas pela Emater desde 2006, cada propriedade agora beneficiada tem em média 100 hectares. As principais atividades são pecuária leiteira e de corte e plantio de banana, mandioca e cacau. O índice de desmatamento gira em torno de 30%.

“Nossa orientação é que os produtores transformem o sistema extensivo de criação que agora praticam, não abrindo a mata cada vez mais para fazer pasto, mas reutilizando as áreas já abertas, a partir da adoção de tecnologias, como piquete rotacionado e cerca elétrica”, explica D’Oliveira.

Para o prefeito Danilo Miranda, que afirmou não conhecer município “que não dependa da agricultura familiar”, a parceria com a Emater é fundamental e dá resultado : “Com o CAR em mãos, fica mais fácil os agricultores conseguirem crédito com os bancos, e esse financiamento repercute positivamente na economia de Trairão, por exemplo”, disse.

 

Texto: Aline Miranda

Fotos: Acervo da Emater