28/09/2011 - Workshop avalia gestão nos escritórios da Emater em cada município

  

 

     Pela primeira vez na história da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), um workshop de avaliação interna deu aos 47 chefes dos escritórios locais nas regiões de Castanhal, Capanema e São Miguel do Guamá a oportunidade de relatar oficialmente suas experiências e juntos construírem relatórios situacionais e propostas de aperfeiçoamento.

     “O melhor testemunho é o da ponta”, resume a presidente da Emater, Cleide Amorim, que esteve presente na abertura e no encerramento do evento, realizado de 13 a 15 de setembro, na Unidade Didático-Agroecológico do Nordeste Paraense (UDB), em Bragança. Os diretos técnico Humberto Reale e administrativo Rodrigo Mendes também prestigiaram.

     O workshop, que tem à frente a Coordenadoria Técnica (Cotec), faz parte de uma programação com outros três, que até dezembro deste ano contemplará todos os 144 municípios paraenses. O próximo encontro - que abarcará os escritórios regionais das Ilhas, Marajó e Tocantins – está previsto para o fim de outubro.

    “A idéia é promover integração e comunicação eficientes, por meio de metodologias científicas e sistematização de dados”, explica a pedagoga Ivanete Alves, do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC).  De acordo com ela, em uma reunião posterior entre os participantes do workshop, foi feita uma pesquisa de opinião que indicou nível de satisfação alto quanto àquela iniciativa da Emater. “É bom para todo mundo: para a administração, que identifica precisamente as demandas, e para os coordenadores, que podem ser ouvidos diretamente”, diz.

    Foram formados quatro grupos de trabalhos, condutores de discussões temáticas: “Comunicação Institucional e Relacionamento Interpessoal”, “Infraestrutura, Força de Trabalho e Orçamento”, “O Papel do Coordenador Local da Emater-Pará Enquanto Gestor Público” e “Planejamento, Monitoramento e Avaliação das Ações”. Os resultados estão sendo organizados e serão preliminarmente apresentados à diretoria executiva nesta segunda-feira (3).

Assessoria de Comunicação - Aline Miranda - 28/09/2011