16/08/2012 - Escritório Central

Pelo Dia dos Pais, funcionários da Emater plantam e ‘adotam’ árvores amazônicas

 

Na manhã de terça-feira (14), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) comemorou o Dia dos Pais de um modo ecológico: sob o tema “Você já teve filho. Se ainda não escreveu um livro, aproveite e plante uma árvore”, os 80 pais funcionários do escritório central do órgão, em Marituba, na região metropolitana de Belém, plantaram mudas de espécies amazônicas (açaí e pupunha) dentro da própria área institucional.

As mudas já na terra ocupam espaços individuais, com placas identificando cada futura árvore e a alcunha do pai. A idéia é que o extensionista possa acompanhar e ajudar, no seu dia-a-dia funcional, o crescimento da planta, nomeada em sua homenagem.

“Nossa ação teve sentido não só de festejo e confraternização, mas também de sensibilização quanto à necessidade de preservação da biodiversidade. Pensamos que o evento também foi uma forma de aproximar os funcionários do escritório central, que muitas vezes têm funções estritamente administrativas, da realidade do trabalho da Emater no campo, e de mostrar a eles a importância da coletividade institucional da Emater para que os projetos agroecológicos se efetivem em todos os municípios”, disse a relações-públicas da Emater, Lorena Alcântara, responsável pela organização.

O plantio coletivo foi precedido por uma palestra sobre a importância das árvores no ecossistema, sobretudo para o usufruto das novas gerações, proferida pelo engenheiro florestal da Emater Márcio Nagaishi.

O auxiliar administrativo do Núcleo de Administração de Pessoal (NAP) José Maria Vera Cruz, pai de três filhas já adultas (Cíntia, 28; Suellen, 25, e Cibele, 22), se disse emocionado com a oportunidade: “Acho que teve tudo a ver com o sentido de paternidade: cultivar uma semente, andar lado a lado, apoiar o crescimento”, contou, acrescentando que pretende visitar sua planta diariamente.

“Este ano quisemos celebrar a paternidade em consonância direta com a missão da Emater - de desenvolvimento sustentável, educação ambiental e integração social”, resumiu a presidente da Emater, Cleide Amorim.