06/10/2011 - Funcionários realizam Círio Emateriano 2011

     Cerca de dois meses. Foi o tempo necessário para realizar mais um Círio Emateriano. Na edição de 2011, realizada nesta quinta-feira, dia 06, a oitava homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, realizada pelos funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), uma comissão - composta de 20 pessoas, organizadas em quatro grupos: liturgia, ornamentação, infraestrutura e coordenação – foi a responsável pelo momento de maior tradição e emoção da empresa.

     Este ano, todos os ícones pertencentes ao Círio oficial foram mantidos. O andor, suporte para a berlinda e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, foi carregado por oito funcionários que se revezavam no trajeto que circundou o prédio central da Emater. Durante o percurso três grandes homenagens aconteceram: uma realizada pela as coordenadorias, outra pela diretoria executiva e outra pela associação dois funcionários e o regional das ilhas, que representou os demais 11 regionais. Para Maria Odete Macedo, coordenadora geral do Círio Emateriano, é um momento de pura emoção ver os funcionários da empresa empenhados em fazer um excelente trabalho.

      O Chefe da gráfica interna, André Sousa, funcionário há 29 anos, diz que para ele participar da comissão do Círio é uma grande satisfação, mesmo tendo que conciliar sua função na empresa com os preparativos do Cìrio. “ É um tempo de muito trabalho, é um desafio diário dar conta de todas as atividades. Mas só foi possível fazer este lindo Círio , pois tivemos um apoio da nossa presidente Cleide Amorim”.

     Os funcionários acompanharam o cortejo, de 600 metros, que iniciou às 9 horas. Vinte alunos da Escola Nossa Senhora do Rosário, do centro de Marituba, foram os anjinhos na procissão. Ao término foi realizada a celebração litúrgica, pelo Padre Jaime Pereira, da Paróquia de Menino Jesus, e pelo diácono Haroldo Vitor, funcionário da Emater há 26 anos, que afirmou: “este é um momento de reflexão, de preparação para o grande momento do Círio de Nazaré que acontece no próximo domingo. E fico feliz em ver a comunidade emateriana unida”.

     A presidente da Emater, durante a missa, pode expressar o que este momento representou para ela. “Este é o meu primeiro Círio à frente da instituição, quanta responsabilidade quanta emoção”, disse.