25/10/2011 - -

Emater coordenará a Agrifal 2012

Durante os quatro dias de Frutal Amazônia Flor Pará 2011 visitantes puderam conhecer a produção agrícola do estado e seus avanços tecnológicos, em especial a produção de pequenos produtores. Pelo potencial apresentado na Feira da Agricultura Familiar, montada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) dentro da Frutal, foi anunciada durante o encerramento, pelo secretário de Produção Sydney Rosa, a realização da Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal), em Belém, nos dias 15 a 17 de março de 2012.

Durante o encerramento da Frutal, foi anunciada a Agrifal, que acontecerá em Belém, de 15 a 17 de março do ano que vem. A realização deste evento será do Governo do Estado, por meio da Emater. Para o engenheiro florestal, José Sinval, coordenador também da futura feira, no próximo mês já iniciarão as reuniões com os outros oito estados da Amazônia Legal para que estes venham participar da primeira edição da Agrifal. “A nossa participação na Frutal nos deu a real noção do que vamos apresentar na feira voltada para produção dos pequenos produtores. Esta foi a participação mais qualificada que a Emater já teve, nos diversos anos. Estamos preparados para coordenar a Agrifal”.

Segundo a presidente da Emater, Cleide Amorim, com a assinatura do governador, Simão Jatene, da Lei de Normatização da Comercialização Artesanal de Origem Animal e Vegetal, muito irá facilitar a dinâmica de compra e venda de produtos provenientes da agricultura familiar no estado. “Esta lei vem contemplar um desejo antigo, que é de certificar produtos produzidos no estado”, afirmou.

O que comprova a capacidade comercialização dos produtos paraenses foi o interesse do público visitante do estande da Emater na Frutal, a venda de produtos girou em torno 180 mil reais, segundo dados da organização do evento. Nesta Feira da Agricultura Familiar, montada no Hangar, em um espaço de 480 m², 34 expositores puderam mostrar o potencial produtivo de 15 municípios paraenses.

Pela Emater, além de fomentar a comercialização, a empresa oportunizou a vinda 250 agricultores rurais, em caravanas, para o Lançamento do Plano Safra do Pará 2011/2012 e para realização de cursos e capacitações. Segundo do diretor administrativo da Emater, Rodrigo Mendes, foram investidos 249 mil reais para oferecer esta oportunidade aos produtores rurais, além de demonstrar a qualidade da produção.