09/09/2013 - Artesãs qualificadas pela Emater expõem na Expofac, em Castanhal

Artesãs qualificadas pela Emater expõem na Expofac, em Castanhal

Um grupo de artesãs atendido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) estão expondo e comercializando trabalhos na 45ª Exposição Agropecuária de Castanhal (Expofac), até 15 de setembro, no Parque de Exposição Pedro Coelho Cabral.

A participação das artesãs na Expofac é resultado do trabalho de organização social da Emater com mulheres de duas comunidades do município de Ananindeua e do distrito de Mosqueiro. A empresa vem ofertando oficinas de artesanato e culinária com o objetivo de promover a qualificação e a produção de itens, que serão expostos e comercializados em feiras e eventos.

Na Expofac, estão em exposição bonecas de pano, arranjos florais, bichos de pelúcia, almofadas, biojoias, vidros, copos, pratos e guardanapos pintados, além de peças customizadas. “A grande expectativa mesmo é pela venda indireta, ou seja, com encomendas posteriores”, diz a técnica da Emater Regina Herrera.

As atividades de qualificação fazem parte do atendimento dado, há quatro anos, a mulheres de comunidades de Águas Lindas, Curuçambá (Ananindeua) e 19 de Abril e Marimari (em Mosqueiro). Segundo Regina Herrera, com esse trabalho, o grupo de cerca de 80 mulheres atendidas obtém uma alternativa de renda e ainda melhora a autoestima.

“Nosso trabalho vai além da assistência técnica, busca o desenvolvimento humano. Há mulheres que antes nem sequer saíam de casa e agora estão confeccionando e vendendo seus produtos em vários eventos”, conta a técnica. Durante a Expofac, a Emater terá um espaço cultural e uma minifazenda, a Modelo Rural. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Castanhal, com parceria da Emater.