20/11/2014 - ESCRITÓRIO CENTRAL

Emater adere ao Novembro Azul

Mais de 100 pessoas participaram na manha desta quinta-feira (20), da palestra sobre Câncer de Próstata e Diabetes. A ação promovida pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CODES) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) adere à campanha Novembro Azul, que quer incentivar principalmente o público masculino na prevenção de doenças. “Descobri o diabetes a cerca de um ano, desde lá me cuido e essas palestras são sempre muito importantes”, diz o servidor da Emater, Vladmir Duarte.

A palestra ministrada pelo enfermeiro Joel Santos, da Secretaria Municipal de Saúde de Marituba, a importância da informação e que o organismo humano não está livre de doenças. “Algumas podem ser detectadas. O câncer de próstata da avisos, como urinar várias vezes a noite, dores. Se você tem esses sintomas, algo pode estar errado”, adverte o enfermeiro.

Segundo a assistente social da Emater, Estela Palmeira, quando se pensou em trazer os temas para a discussão foi para que os homens entendam a gravidade dessas doenças e também que sejam rompidos tabus. “ É uma preocupação com a saúde, queremos estimular o cuidado”, diz Estela.

 

Texto: Iolanda Lopes