Calendário Proater

11 de Novembro das 00:00:00 às 00:00:00 no Escritório Central. Um evento de Diretoria Executiva.

Calendário Proater

O Presidente da Emater, Daniel Lopes, reuniu, dia 11 de julho de 2018, com equipe técnica de três coordenadorias; Técnica (Cotec), de Planejamento (Cplan), e de Operações (Coper), para tratar da composição da comissão responsável pelo Programa de Assistência Técnica  e Extensão Rural (Proater),  2019, que atualizará o Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento do Plano Plurianual (SigPlan).

A partir das discussões ficou deliberado que a Cplan fará articulação junto à Diretoria Técnica (Ditec) para emissão de Portaria da Comissão do Proater/SigPlan com a seguinte composição: Cristiane Corrêa e Inês Guahyba, pela Cotec; Swasilanne da Fonseca e Cristina Couto pela Coper; e Giselle Sabino e Lysmar Freitas, pela  Cplan. A Comissão será presidida por Cristiane Corrêa.

Outros encaminhamentos: A Coper levantará questões com planilhas do SigPlan pelos Regionais. A  Cotec criará documento de orientação sobre metodologias de Ater. O Núcleo de Estudos e Avaliação (Nea), da Cplan,adaptará a planilha para análise do Proater 2018. A Cplan elaborará a versão do Proater Estadual 2018 e encaminhará aos regionais com teto orçamentário de 2019 dos projetos finalísticos para que os mesmos façam a distribuição.

O Proater é uma ferramenta de planejamento e gestão que orienta as ações de Ater, tendo como norte os Programas e Ações previstos no Plano Plurianual (PPA), 2016/2019.

A elaboração do Proater 2019 se fundamenta no cumprimento à Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária  (Pnater), no PPA e nos Diagnósticos Municipais, e na necessidade de definir um cronograma que estabeleça estratégias para acompanhamento, monitoramento e avaliação dosProater’s Municipais e Regionais 2019.