Emater e Embrapa capacitam extensionistas

10 de Outubro das 08:00:00 às 14:00:00 no Rua Professor Nelson Ribeiro, 132 Telégafo. Um evento de Emater e Embrapa.

Emater e Embrapa capacitam extensionistas para trabalho com dendê

      Seis extensionistas (entre técnicos agropecuários e engenheiros agrônomos) fazem parte da terceira turma do Programa de Qualificação de Agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural para a Cultura do Dendê na Região Amazônica, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O curso, que iniciou nesta terça-feira (9) e encerrará em 21 de outubro, é parte do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), lançado em 2004 pelo governo federal.

      Os extensionistas são lotados nos escritórios da Emater nas regiões de São Miguel do Guamá, Castanhal, Capanema e Tocantins. A Empresa hoje atua na cadeia produtiva do dendê de mais de 20 municípios, emitindo declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para mais de cinco mil famílias. Outros 19 extensionistas já foram capacitados pelo Programa, em 2009 e 2010. O estatus da certificação é “aperfeiçoamento”. São 230 horas de aula, divididas em cinco módulos. Cientistas da Emater ministram dois módulos, com abordagens que incluem o desenvolvimento rural sustentável na Amazônia, metodologias da prática extensionista, georreferenciamento e agroecossistemas.

Contatos: Kenny Teixeira (Emater): (91) 9100-6322; engenheira agrônoma Lidiane Silva (gerente do programa de biocombustível na Emater): 8838-0547