Intercâmbio em Santa Bárbara

13 de das 08:00:00 às 16:00:00 no Santa Bárbara. Um evento de ..

Intercâmbio envolve produtores de cinco municípios em Santa Bárbara

Um intercâmbio neste 13 de setembro ocorreu com participação de 36 agricultores familiares, e 13 técnicos na comunidade Expedito Ribeiro, em Santa Bárbara, para conhecer a experiência assistida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), na produção de hortaliças orgânicas no âmbito do Programa Pará Produtivo. No evento foi realizada uma oficina de preparação de defensivos agrícolas naturais para uma agricultura agroecológica.

A oficina foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Ítalo Sampaio, que abordou as principais práticas de controle alternativo e preparo de caldas a partir de plantas, proporcionando aos participantes o entendimento sobre a forma preventiva do controle de pragas em cultivos orgânicos e agroecológicos, pelo controle alternativo de pragas e doença em hortaliças.

Além de agricultores de Santa Bárbara, participaram agricultores de Belém (assentamento Elizabeth Teixeira), de Marituba (comunidade São Brás), de Ananindeua (agricultores de Curuçambá), e agricultores de Benevides. Os participantes do evento foram recebidos pela Associação dos Trabalhadores Rurais e Agroecológicos Expedito Ribeiro (Atraer).

Participaram do intercâmbio, técnicos da Emater dos escritórios locais dos cinco municípios envolvidos, e técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que é parceira na realização do Programa Pará Produtivo.