Produtores assistidos pela Emater no Festival

30 de das 00:00:00 às 00:00:00 no Belém. Um evento de ..

Produtores assistidos pela Emater de São Félix e Tucumã  estiveram no Festival do Chocolate e Cacau

Durante quatro dias, no período de 27 a 30 de setembro, ocorreu no Hangar, em Belém, com participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) o Festival Internacional do Cacau e Chocolate da Amazônia, com muitas temáticas da cacauilcutura, como sustentabilidade da produção, fabricação de chocolates, uso do cacau na gastronomia, entre outros. Cerca de 60 mil pessoas passaram no local.  Entre elas, uma caravana de 40 pessoas dos municípios de São Félix do Xingu e Tucumã, entre os quais, produtores rurais assistidos pela Emater. 

A caravana teve a participação de oito mulheres produtoras de cacau, sendo cinco do município de Tucumã e três de São Félix do Xingu. “Duas delas, com apoio da Emater, irão implantar agroindústrias em suas propriedades, com financiamento do Pronaf Agroindústria, já com perspectivas de liberação de crédito até meados de novembro”, informou o chefe local da Emater em Tucumã, Ronnie Peterson.

“Junto com os produtores e entidades envolvidas na cadeia produtiva do cacau, a Emater trabalha em prol do desenvolvimento da atividade cacaueira no município de Tucumã e região, contribuindo para o aumento da produção e da manutenção do Pará no topo de maior produtor do Brasil, daí a importância da participação no evento para agregar mais conhecimento”, frisou Peterson.

Na última safra do cacau o Pará chegou a mais de cem mil toneladas, quase 50% da produção brasileira.  No evento a Emater participou de mobilização de caravanas de agricultores e técnicos, de exposição e vendas de plantas medicinais, ornamentais e comestíveis por meio do projeto Cultivando Flores e Vida, com disponibilização de informações sobre acesso a Crédito Rural, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e outras ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e com moderação em painel sobre Diversificação de Cultivos na Propriedade Cacaueira: Como Evitar o Monocultivo do Cacau.