Reunião administrativa

04 de Abril das 09:00:00 às 16:00:00 no Marituba. Um evento de ..

Presidente da Emater faz reunião administrativa no âmbito do Regional das Ilhas

Em reunião hoje (04/10),no escritório central da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), em Marituba, com servidores lotados no âmbito do Regional das Ilhas, o presidente Daniel Lopes, disse que reconhece o período sensível o qual atravessamos, “mas que isso deve ser um estímulo a mais à nossa capacidade de trabalhar”. Ele conversou com os servidores na perspectiva de aprofundar as dinâmicas de trabalho, “entendendo que a Empresa, no âmbito do Regional, precisa de experiências práticas multiplicadoras que sirvam de modelo cooperativo para todo o estado, pela complexidade dos serviços de Ater realizados, e também diante da intensidade especialidade da força de trabalho lotada no Regional”.

A reunião dá continuidade ao processo de consolidação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), nas regiões administrativas da Empresa, com equipes de trabalhos no sentido de avançar de modo mais integrado na execução de projetos e ações de campo aos agricultores familiares.

A equipe técnica do regional é composta por engenheiros agrônomos, engenheiros ambientais e de produção, sociólogas, tecnóloga em alimentos, administrador e pedagoga, além de pessoal administrativo e operacional, que executam atividades em projetos que envolvem cultivo de hortaliças, fruticultura, floricultura e paisagismo, criação de aves, suínos, bovinos, abelhas, peixes, camarões,  manejo de açaizeiros nativos,  artesanatos,  e culinária saudável, em municípios da Região de Integração Guajará. Nos municípios da Região Marajó I, as atividades envolvem pesca artesanal, extrativismo (argila, oleaginosas e sementes),  fruticultura (abacaxi, açaí e coco),  olericultura,  apicultura,  bubalinocultura leiteira, artesanato e  turismo rural.

A apresentação da síntese das atividades de Ater do Regional foi feita pela engenheira agrônoma, Katharine Tavares Batista. Nela foram dadas informações gerais acerca de territórios e características distintas, com duas macrorrealidades: uma envolvendo municípios da Região de Integração Guajará e outra envolvendo municípios na Região de Integração do Marajó I. Cada uma com atividades e desafios próprios para populações rurais dos 12 municípios do Regional das Ilhas: Ananindeua, Belém, Benevides, Cachoeira do Arari, Chaves, Marituba, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Santa Bárbara e Soure.  Nos marajoaras encontram-se desafios de ter que contribuir com redução de taxas de extrema pobreza e favorecer a melhoria da qualidade de vida da população rural. E nos municípios da região metropolitana ter que melhorar produtividade de cultivos e criações em áreas reduzidas.