Oficina de Enxertia em Medicilândia

04 de Abril das 08:00:00 às 17:00:00 no Medicilândia. Um evento de Emater, Semagri, STTR e Clube das Mães.

PDRS-Xingu: Regional de Altamira capacita plantadores de cacau

Trinta famílias da Vila Nova Fronteira e comunidades do entorno do Km 80 da Transamazônica, em Medicilândia, participaram, dias 4 e 5 de outubro, de uma oficina de enxertia para atualizar conhecimentos de plantio de cacau híbrido na propriedade do agricultor Elido Trevisan.

Promovida pelo escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) de Altamira, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Medicilândia (STTR) e  Clube das Mães, uma organização de mulheres da comunidade, a oficina faz parte do projeto Cacau Monoclonal, constante do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX).

“O objetivo é orientar o melhoramento genético por multiplicação assexuada com clones de qualidade superior. A partir da maturidade, por volta do quarto ano, associando-se à assistência técnica, como adubação, manejo e correção química do solo, tem-se um aumento de aproximadamente 100 a 150% da produtividade”, explica o técnico em agropecuária da Emater Sidevaldo Santana, que compôs a equipe que ministrou a oficina, junto com Bráulio Venturin , Márcio Oliveira e Wagner Jesus.