Diretoria

PRESIDÊNCIA

Cleide Maria Amorim de Oliveira Martins

Nasceu em Belém, Pará, em 04/02/58.  

Primeira e única mulher a presidir a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), de 2011 a 2014, é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Possui duas especializações: em Agronegócio, pela Conselheira de Comércio Exterior Brasileiro, e em Heveicultura (cultivo de seringueiras), também pela Ufra.  Em 2011, recebeu a comenda “Engenheiro Agrônomo do Ano" pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Pará (Aeapa). 

Funcionária concursada do governo do estado do Pará há mais de 40 anos, começou a carreira na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Desde 1983, atuava na antiga Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), hoje Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropécuário e da Pesca (Sedap),  onde se destacou como coordenadora de todas as edições da Semana da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal Amazônia/ Flor Pará). 

Também teve passagens pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), pelas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) e pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).  Foi delegada federal de Desenvolvimento Agrário no Pará e, mais recentemente, coordenava o Programa Nacional de Crédito Fundiário, pela Sedap. 

 

Telefones: (91) 3299-3413 / 3299-3411 

E-mails: presidencia@emater.pa.gov.br/gabinete@emater.pa.gov.br

 

 

 

DIRETORIA ADMINISTRATIVA

Cláudio Augusto Martins de Barros Pereira

Nasceu em Belém, Pará, em 19/10/59.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), antiga Faculcudade de Ciências Agrárias do Pará (Fcap). É especialista em Nutrição Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Funcionário de carreira da Emater, concursou-se em 1988. Antes, por 8 anos foi bolsista da área de bubalinocultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e atuou como técnico em produção animal na Fcap. Foi gestor público por doze anos, no município de Peixe-Boi, nordeste paraense: secretário municipal de agricultura (1993 a 1996), vice-prefeito (1997 a 2000) e prefeito (2001 a 2004).

Na Emater, trabalhou em Nova Timboteua, foi chefe do escritório local de Santarém Novo e supervisor-adjunto do escritório regional de Capanema. 

 

Telefone: (91) 3299-3418
E-mail: diad@emater.pa.gov.br

 

 

 

DIRETORIA TÉCNICA

Rosival Possidônio do Nascimento

 

Rosival Possidônio nasceu em Santa Izabel do Pará, Pará, em 16/01/59.

É formado em técnica em agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e em pedagogia pela Universidade Estadual Vale de Acaú (UVA). Tem especialização em gestão agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Trabalhou na rede estadual como professor de técnicas agrícolas em Castanhal.

Entrou na Emater por concurso em 1981, tendo trabalhado como em Novo Repartimento (chefe local), Itupiranga, Santa Luzia, Santa Izabel e Castanhal (supervisor regional). É considerado referência na Amazônia na área de cadeia produtiva de mandioca.

 

Telefone: (91) 3299-3415

E-mail: ditec@emater.pa.gov.br