Metodologias

Tempestade de idéias

Metodologias de ATER e Pesquisa

 
É uma forma de condução de processos de discussão que visa promover uma discussão objetiva e equilibrada entre os diversos participantes de determinado grupo e contribuir para que todos participem ativamente na construção do produto dessa discussão.
 
Aplicabilidade - Promover a aprendizagem de novas relações de trabalho, otimizando recursos e conhecimentos presentes no grupo em prol da elaboração criativa de soluções para os problemas a serem enfrentados.
 
Pressuposto metodológico - A definição acima aponta para o enfoque participativo da moderação.
 
Objetivo da metodologia - Moderar, regular, regrar, conter nos limites justos o processo grupal e a produção do grupo, de modo a criar um ambiente de confiança, escuta respeito e objetividade. Facilitar a comunicação interpessoal, orientar as reflexões dos participantes para a finalidade que os reúne, fomentar a criatividade e colaborar para que o grupo chegue aos resultados esperados.
 
Ferramentas da moderação
 
Dinâmicas de Grupo - é a etapa de familiarização voltada à apresentação/integração entre os participantes e moderador(es).Da mesma forma, para a socialização das expectativas dos participantes em relação à atividade e confronto destas expectativas com o programa proposto de modo a se estabelecer um acordo conjunto sobre o andamento do trabalho e a metodologia a ser utilizada.
 
Perguntas - constituem-se em chave para o desenvolvimento dos métodos participativos. É com perguntas que o moderador vai tratar o tema em questão. As perguntas devem ser motivadoras, capazes de despertar a atenção e a reflexão dos participantes sobre o tema. Elas devem ser simples e claras, considerar o contexto, o momento certo e respeitar a integridade dos participantes.
 
Visualização - Na moderação utiliza-se a técnica de visualização com fichas , um instrumento que agiliza o levantamento e a socialização de opiniões, possibilita aprofundar a reflexão individual, estimula a capacidade de síntese, facilita a organização de idéias, organiza o processo de discussão, colabora para melhor acompanhamento do debate, documenta a discussão e propicia o nivelamento, quanto há participação de pessoas com níveis hierárquicas distintos.
 
Metodologia de extensão rural
 
1.1 – DEFINIÇÃO:
Compreende o estudo e organização do conjunto instrumental, operacional, utilizado para desenvolvimento das praticas de ATER, consolidando o cará.
 
METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL
TEM
Campanha
Conceituação
Curso
Demonstração de Método
Dia de Campo
Excursão
Exposição
Métodos
Moderação
Normas e Procedimentos
Questionamentos
Reflexões
Reunião
Unidade de observação
Unidade de teste e demonstração
Unidade demonstrativa
Visita
 
NÃO TEM
Calendário Sazonal
Caminhada
Caminhada Transversal
Campo de Demonstração
Contato
Demonstração de Resultado
Descoberta Técnica (DT)
Diagnóstico Participativo por Campo
Diagrama de Venn
Eleição de Prioridade
Ensaio
Entrevista Estruturada
Jornal
Linha do Tempo
Mapeamento Participativo
Oficinas
Painel de Visualização
Propriedade Demonstrativa (PD)
Rádio
Reunião Problematizadora
Semana
Semana Especial
Tempestade de Idéias
Torneio Leiteiro
TV
Unidade de Experimentação – EU