Boas Práticas de Ater

A Emater-Pará vem atuando há mais de cinco décadas no Estado do Pará, tendo passado por vários ciclos. Ao longo desse período, a empresa vem apresentando um acúmulo significativo de experiências em relação a estratégias, metodologias, gestão, políticas públicas e organização produtiva, entre outras.

Pensando nisso, o Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC) disponibiliza esse espaço para identificar, sistematizar e compartilhar experiências exitosas com contribuição comprovada na ação de assistência técnica e extensão rural (Ater) e na implementação de políticas públicas, voltadas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário na Agricultura Familiar e Reforma Agrária em todo o Estado do Pará. 

As ações de Ater compartilhadas estão enquadradas em 15 categorias, organizadas nos quatro eixos abaixo:

I. Ater e Desenvolvimento Sustentável: (a) Sistemas Sustentáveis de Produção de Base Agroecológica; (b) Cooperativismo e Associativismo; (c) Mercados, Gestão e Arranjos Produtivos;

II. Ater e Políticas Públicas: (a) Crédito e seguro ; e (b) Mercado Institucional;

III. Nova Ater: (a) Gestão da Ater; (b) Metodologia de Ater; (c) Agricultor Inovador; (d) Comunicação para o Desenvolvimento; (e) Ater para o Desenvolvimento Comunitário; (f) Extensão Universitária;

IV. Públicos Específicos: (a) Mulheres; (b) Povos e Comunidades Tradicionais; (c) Jovens; (d) Assentados da Reforma Agrária.

 

Saiba mais, navegando pelos itens abaixo!

 

1. Banco de Boas Práticas de Ater

Conheça as Boas Práticas de Ater (em breve)

 

2. Levantamento de Boas Práticas de Ater

Se você, extensionista rural ou agricultor(a) familiar, tem alguma experiência exitôsa de Ater para compartilhar, mas que ainda não foi sistematizada e/ou precisa de alguma orientação para tal, acesse o link abaixo agora. 

Levantamento de Boas Práticas de Ater

 

3. Submissão de Sistematização de Boas Práticas de Ater

Saiba como sistematizar e submeter a sua experiência exitôsa de Ater para ser compartilhada nesse espaço e em publicações da Emater-Pará e de instituições parceiras.

Estrutura básica para um documento de sistematização

Plano para sistematizar experiências na agricultura familiar de base agroecológica

Modelo de trabalho para submissão

Formulário de submissão do trabalho